sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Qual a solução para a ausência do Adriano no Mundial?

Com a cirurgia do volante Adriano o Santos passa a ter um sério problema na sua já frágil marcação de meio de campo já que o time não tem ninguém com as mesmas características que ele.

Para piorar tudo, ele (Adriano) seria o jogador incumbido de marcar o Lionel Messi. Então, o que o Muricy Ramalho terá que fazer para que a equipe não perca poder de marcação e/ou rendimento durante o jogo?

As opções não são muitas. Uma delas seria a entrada de um outro zagueiro (Bruno Aguiar) para atuar mais adiantado à frente dos 2 zagueiros de área e manter o Durval na lateral esquerda. Com esta opção, o Muricy poderia liberar mais o Danilo para atacar pelo lado direito do time jogando como um verdadeiro ponta.

Uma outra opção, seria a entrada do Elano no meio de campo (do lado direito) do time recuando o Arouca para 1º volante e deslocando Henrique para fazer o lado esquerdo do losango. Com esta formação, inevitavelmente, o Arouca seria o incumbido de pegar o Messi.

Agora, para mim, o ideal seria o Santos atuar de uma outra maneira. Colocar um 3º zagueiro (Bruno Aguiar) à frente dos outros 2, manter o Durval na lateral e colocar o Elano no lugar do Borges.

Desta forma, Neymar ficaria "sozinho" à frente com a incumbência de puxar os contra-ataques da equipe. Em um 1º momento, vocês podem estar achando que estou com medo do Barcelona ou que sou retranqueiro, mas entendam a formação sugerida:

O Danilo ficaria "livre" para atacar pelo lado direto e teria em Ganso e Elano 2 meias que sabem jogar, têm facilidade no ataque e Neymar flutuando pela defesa espanhola. Lembrem-se que Arouca tem muita mobilidade em campo e sabe tocar a bola e driblar, ou seja, seria mais um jogador a compor o ataque do time com qualidade. 
O time ficaria composto com mais jogadores que sabem jogar bola e que têm boa movimentação. O meio de campo teria totais condições de marcar as investidas espanholas e, quando recuperar a bola, sair para o jogo com qualidade.

Eu entendo que o Borges não tem o ritmo necessário para correr, chutar e voltar para marcar. Ele já não corre o suficiente atuando aqui no Brasil, imagine contra o melhor time do mundo? Ele não vai ver a bola. Ainda mais se o Piqué o marcar de perto.

Se notarmos no histórico dos adversários que melhor atuaram contra o Barcelona, o Real Madri conseguiu equilibrar as forças atuando de maneira muito semelhante a que eu estou sugerindo. O Mourinho colocou o Pepe (3º zagueiro) à frente da zaga para pegar o Messi, deixou Cristiano Ronaldo "solto" no ataque para flutuar pela defesa do Barcelona e usou Ozil e Xabi Alonso para coordenar o meio de campo do time. 
Tanto deu certo que fez 2 jogos equilibradíssimos pela Champions League e venceu a Copa do Rei.

Eu iria com esta formação e treinaria demais bolas paradas que poderão ser muito decisivas no confronto já que a defesa do Barcelona não é tão alta e não é tão forte no jogo aéreo.

Temos que lembrar que o lado esquerdo do Barcelona é horrível! Adriano, quando atua, não marca nada e o titular, Abidal, está bem lento e frágil na marcação. Ou seja, o Danilo atacando por ali vai deitar e rolar nas costas do lateral adversário. 
Isso sem contar que a cobertura do lado esquerda é feita pelo pesadíssimo Puyol!

E você, qual formação acha que seria a ideal para o time enfrentar o Barcelona?

Minha sugestão de escalação: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Bruno Aguiar; Arouca, Henrique, Elano e Ganso; Neymar.

2 comentários:

  1. Helio, você surtou? Quer deixar de fora nosso maior artilheiro Borges? O único que pode fazer nossos gols é Neymar, mas ele já volta para buscar as jogadas, portanto ficamos sem alguém na área. Elano e Ganso não são goleadores! Que tal testar Anderson Carvalho nesses dois últimos jogos do Brasileirão?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho ótimo. Não dá para depender de Rodrigo Possebon.
    A solução poderia ser o Alison, mas ele se machucou logo no 1º minuto de jogo....

    ResponderExcluir