domingo, 27 de novembro de 2011

Jorginho ainda não está preparado para dirigir um time de ponta

A derrota do Figueirense, hoje, para o Corinthians mostrou a todos que o Jorginho ainda não está preparado para dirigir um grande time do futebol brasileiro.

O Figueirense, mais uma vez, falhou em um jogo decisivo.

Mais importante do que a derrota em si é analisar como foi a postura do time catarinense em campo. 
O time foi lento, previsível e não sabia o que fazer com a bola quando tinha que atacar e pressionar o adversário.

O Figueirense se deu bem neste campeonato justamente quando foi atacado. Os rápidos contra-ataques sempre foram sua marca registrada, mas quando o time tem que atacar e encurralar o adversário, os problemas apareceram. 
Falta criatividade à equipe, falta um atacante finalizador que não perca tantos gols quanto os atuais, falta mais consistência defensiva a equipe.

Enfim, justo no momento mais importante do campeonato e quando o time tinha 2 decisões na luta pelo título e/ou pela Libertadores EM CASA, perdeu em ambas. 
E pior, perdeu de maneira contundente para Fluminense e Corinthiansjá que foi goleado pelo time carioca e merecidamente derrotado para o paulista.
Não questiono se o gol do Liedson foi em impedimento (como já ouvi comentários a respeito). Se estava ou não, não é o mais importante nesta análise e sim a postura do time catarinense em jogos decisivos.

Para se tornar treinador de equipes de ponta o treinador tem que saber lidar com a pressão da torcida, dos jogos decisivos e saber armar soluções para contra-atacar o adversário quando se está inferiorizado taticamente ou até numericamente. Sempre, claro, na busca de vitórias e títulos!

Jorginho mostrou que é um bom treinador para times como Figueirense, mas que ainda não está preparado para dirigir um Flamengo da vida (como foi cogitado pela imprensa nesta semana que passou).

Temos que valorizar seu trabalho já que o Figueirense superou as expectativas de muitos comentaristas e especialistas esportivos, mas temos também que apontar as suas falhas, não com o intuito de diminuí-lo, mas sim para que ele aprenda e cresça com isso se tornando um grande treinador no futuro.

Torço para seu sucesso, mas hoje, ainda é cedo para tentar voos maiores.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário