quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Neymar por R$3 milhões por mês. Vale a pena?

Neymar oficializou hoje seu acerto com o Santos, pelo menos até 2014 (após a Copa do Mundo), por cerca de R$3 milhões mensais.

Claro que este aumento substancial em seu salário não será arcado somente pelo clube, trata-se de uma parceria com o Banco do Brasil visando ações de marketing do jogador.

A dúvida que fica é: Vale a pena gastar tanto com um jogador apenas?

Analisando friamente, por incrível que pareça, acho que SIM e já explico.

Vocês já notaram como aumentou a exposição do Santos na mídia? Entra semana, sai semana e tem jogo do Santos na TV (aberta ou fechada).

Vocês já notaram quantos torcedores mirins (crianças e adolescentes) passaram a torcer para o Santos por causa do Neymar?

E os estilos do jogador (cabelo, roupas, etc) que são copiados por toda a meninada. Isto é influência positiva ou melhor, é marketing para o clube.

Quantos sócios o clube já não alavancou após o Neymar se profissionalizar pelo clube?

Quantos títulos o clube ganhou tendo o Neymar como seu principal jogador?

E lá fora, como veem o Santos atualmente?

Concordo com quem fala que o custo é altíssimo para os padrões brasileiros, mas para um clube sobreviver é necessário aumentar seus torcedores, aumentar suas vendas de produtos e aumentar sua exposição na mídia. Claro que tudo isso além de ganhar títulos.

Com Neymar em campo, o Santos entra como favorito em qualquer competição que disputar. Para quem ainda tinha dúvidas do potencial dele, vale lembrar do título da Libertadores em que ele jogou todos os jogos decisivos sem seu principal armador e amigo, Ganso. O time aliás, conviveu com contusões nos momentos mais decisivos e ele, levou o time nas costas chamando a responsabilidade e fazendo gols e dando assistências.

Só acho que todo este investimento tem que ser feito de maneira bem cuidadosa e cautelosa, porque caso contrário, corre o risco de quebrar o clube. Ele (Neymar) tem que continuar sendo bem assessorado e monitorado fora de campo e o dinheiro "gasto" com ele no período, frequentemente confrontado com o retorno que está sendo dado.

Falando em termos mais técnicos, será necessário o clube fazer avaliações periódicas (pode ser mensais) de retorno do investimento. 
Não dá para aceitar gastar este caminhão de dinheiro e no final do contrato alegar que tudo isso deu prejuízo. A ação tem que ser rentável para todo mundo!

Quero parabenizar o clube por conseguir segurar o jogador mesmo tendo assédio dos grandes europeus. Achei que ele já estava vendido porque recusar o Chelsea é até explicável, agora, recusar Real Madri e Barcelona é complicado. 

O Presidente Luís Álvaro tem méritos nisso e torço para que o Santos, a partir disso, consiga ganhar muitos títulos e mostre ao Brasil que é possível sim fazer uma administração competente e vencedora em qualquer clube do Brasil.

Boa sorte ao Santos e Boa sorte ao Neymar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário