terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Brasil não é mais o melhor do mundo no Vôlei

O Brasil ficou para trás no vôlei tanto no masculino quanto no feminino.

Nossos times têm dificuldades para vencer seus jogos e não apresentam mais a mesma eficiência ofensiva que tinha há pouco tempo atrás.

Um dos motivos pode ser o desgaste de convívio entre as comissões técnicas (masculinas e femininas) e os atletas já que estas comissões comandam as seleções há um bom tempo.

Ouro motivo está no físico dos nossos atletas. Comparem as gerações vencedoras com as atuais e verão sensível diferença na força das cortadas, na força e efeito dos saques e na eficiência e movimentação defensivas.

Um outro motivo seria a falta de capacidade decisória dos levantadores já que hoje, tanto no masculino quanto no feminino, não temos levantadores do nível de uma Fernanda Venturini, de um Maurício ou de um Ricardinho. São levantadores comuns e que quando querem fazer algo diferente se atrapalham e erram as jogadas ofensivas.
Desta forma, nossos ataques ficam previsíveis e sempre com bloqueios fortes e altos formados. Fica difícil vencer desta forma, não acham?

O engraçado é que eu já havia alertado sobre os problemas dos times de vôlei no Panamericano onde tivemos dificuldades para vencer seleções fracas, baixas e de nível técnico bem fraco. Ou seja, o alerta já estava ligado há pelo menos 2 meses atrás.... Será que ninguém viu isso?
Ou só se importaram com as medalhas obtidas?

As vitórias, por vezes, escondem nossas falhas e é justamente nelas que temos que refletir melhor.
Temos que sempre pensar assim: Por que vencemos? Como vencemos? Qual foi nossa maior qualidade?
Vencemos por que o adversário era muito fraco ou por que jogamos bem? Qual fundamento nos superamos e qual fomos mal e mesmo vencendo precisamos corrigir os erros?

Este tipo de análise foi feita por algum especialista no esporte ou todo mundo só pensou em comemorar as conquistas?

Não acredito que ninguém tenha visto que as nossas seleções estão caindo de produção. Claro que as outras seleções melhoraram, nos estudaram, viram a forma que jogamos e estão procurando anular nossas virtudes, mas o que vamos fazer a este respeito, esperar perder feio em uma Olimpíada? Ou pior, esperar nem se classificar para o torneio?

ATITUDE Brasil !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário