quinta-feira, 3 de novembro de 2011

É preciso acabar com a soberba no futebol brasileiro

A derrota de ontem do Vasco pela Sulamericana para o Universitário do Peru levantou uma questão interessante a respeito dos clubes brasileiros.

Muitos torcedores devem estar pensando que o resultado adverso de 2 x 0 foi um vexame já que o time é do Peru. Pois bem, eu digo que não foi não e já explico.

O Universitário conta com 2 jogadores da atual seleção peruana de futebol. Não é muita coisa, mas já dá mostras que o time não é um zé ninguém e mostrou bom padrão tático durante o jogo.

O Universitário jogou pressionando o Vasco e procurou trabalhar bem as bolas no ataque. Manteve a defesa mais bem postada, adiantou seus volantes e abriu os atacantes para jogarem pelas pontas. Ou seja, abriu a defesa vascaína.

O curioso é que eu venho falando há um bom tempo que nossos treinadores são fracos em relação aos sulamericanos e notem que estou falando de um adversário peruano.

Nós, aqui no Brasil, temos a mania de achar que só os nossos times são bons e que o restante da América do Sul, com exceção de River Plate e Boca Juniors, são ruins. Aí, quando analisamos a conquista do Santos achamos que ela foi fácil. Ou pior, que quando caíram 4 brasileiros nas oitavas de final da competição, foi um desastre completo. E não foi! 

Não foi por que os outros times eram melhores mesmo, eram mais bem treinados e mais bem postados em campo. Tinham tática, enquanto tínhamos apenas torcida (ou algo parecido).

Se alguém achou que soberba é um termo meio forte, então vamos lá, quem conhece o Universitário do Peru? Quem sabe o esquema tático adotado, quem conhece seus jogadores?
Nós, INCLUSIVE OS TREINADORES brasileiros, não procuramos maiores informações sobre os adversários, achamos que a culpa para eventuais fracassos é da altitude, da arbitragem, da hostilidade da torcida adversária, do gramado, mas JAMAIS, por sermos inferiores ou por termos sido dominados naquele jogo.

O pior de tudo é ainda ter que ouvir o Zagallo falando que a amarelinha pesa, que 6+7 são treze e este é o número dá sorte e que por isso vai ser campeão ou qualquer outra imbecilidade do tipo.

Futebol se ganha com competência, com treinamento, com tática, com entrosamento. Não adianta ter mais camisa, ter melhores jogadores, tem que correr, suar a camisa, ralar mesmo senão, perde e perde feio.

Detalhe, não foi o que aconteceu com o Vasco ontem não. O Vasco entrou em campo com o time B por que achou melhor priorizar o Brasileiro. Concordo com a sua atitude já que mesmo que perca no final de semana para o Santos, ficará no máximo a 3 pontos de distância do Corinthians (se o Corinthians vencer o seu jogo) faltando 5 rodadas para o final. Ou seja, qualquer ser também adotaria esta postura.

O que reclamo é do nosso total menosprezo com os demais adversários sulamericanos. Tem time bom por aqui sim, Nacional e Peñarol do Uruguai, Universidad do Chile e Católica, por exemplo, são times muito bons e difíceis de se bater.

Vamos baixar a bola e jogar com mais humildade para voltar a ser o melhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário