quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O Brasil não pode ser só Futebol de Campo

Assistindo à final, ontem, da Liga Futsal refleti sobre a evolução e o desenvolvimento dos esportes em geral no Brasil.

A conclusão que se chega é alarmante, para não dizer assustadora.

Para grande parte da população o que importa é SOMENTE o futebol de campo. O que o povo gosta é de saber notícias, acompanhar, assistir só os jogos de futebol de campo.

É justamente aí que reside o grande problema para desenvolvimento de outras categorias esportivas. 
Tudo bem que aqui no Brasil toda criança já nasce com o time definido pelo pai e que tanto meninos quanto meninas chutam uma bola no colégio, clube, prédio ou bairro onde moram. Mas por que não podemos mostrar outras modalidades a eles?

O que pode haver de mal em uma criança que prefira jogar basquete, vôlei, beisebol, atletismo, natação, futsal, lutas em geral, ginástica, etc?

Em vez das escolas públicas, por exemplo, gastarem recursos construindo quadras de futebol, por que o governo não investe na construção de centros esportivos de outras modalidades?

Eu já postei aqui neste blog uma matéria falando sobre a criação de pólos regionais pelo país. Por que não pode-se adotar pólos esportivos nas escolas?

Por exemplo, nas escolas públicas de SP (capital) da zona norte serão construídos espaços para ginástica olímpica. Nas da zona Sul, piscinas para natação e por aí vai.

Veja, o país é bitolado no futebol (principalmente futebol de campo) por que só se mostra isso em tudo que é canto. Ou você vê passar algum jogo importante de algum outro esporte na TV aberta?

Só se passa jogo de futebol de campo. O resto só passa na TV fechada.
Por exemplo, ontem, passou a final da Liga Futsal. Onde eu tive que assistir? No único canal disponível, o SPORTV (canal fechado e pago)! 
Que horas foi o jogo? Às 21h (horário SP).

Por que a Globo não passou esse jogo ou permitiu que outro canal aberto o passasse de forma a disseminar a prática do esporte e dar maior visibilidade aos clubes para terem mais recursos no seu desenvolvimento?

Essa é a grande questão que precisa ser melhor discutida e desenvolvida.

Alguns vão vir aqui mencionar que a Globo transmite vôlei nos domingos de manhã. Poxa, que belo horário para passar os jogos e que bela cobertura eles dão ao evento, hein?

Para sermos uma potência olímpica esportiva é necessário que haja maior disseminação de todos os esportes e maior desenvolvimento técnico dos profissionais do meio para que os praticamente evoluam em alto nível e com técnicas adequadas e modernas de treinamento. 

Algumas modalidades, aqui no Brasil, a maior parte da população sequer sabe que existe.

Até quando vamos viver disso? 

É difícil fazer algo diferente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário