sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jorginho fez bem em recusar o Botafogo

Gostei da postura e da atitude do Jorginho (técnico da Portuguesa) em recusar treinar o Botafogo nestes 3 jogos finais do campeonato brasileiro.

O Botafogo, há tempos, caiu no quesito grandeza. Hoje, não dá para ser considerado clube grande. 
É sim um clube tradicional que tem uma história bonita e vencedora, só isso.

O Clube para ser grande tem que ganhar títulos de expressão, tem que ser comentado pela massa, tem que ter patrocínios fortes, tem que ter centro de treinamentos adequado e moderno, tem que pagar salários em dia, tem que ter "parceiros" de alto nível, tem que ser visto e comentado pelas pessoas de fora, etc.
Não vejo o Botafogo bem em nenhum destes quesitos. 

Vejam, quais títulos o Botafogo conquistou nos últimos 15 anos?
Qual foi o mais importante e expressivo?

No ano passado, o time fez uma bela campanha no Brasileirão com o Joel Santana. Tudo bem que o time só se classificou para a Sulamericana, mas mesmo assim enfrentou de igual para igual os favoritos ao título e deu muito trabalho tanto dentro quanto fora de casa. 
Olhem bem o elenco que o Joel tinha nas mãos e vejam se alguém conseguiria fazer trabalho melhor que o que foi feito por ele.

Neste ano bastaram algumas derrotas para fritarem o seu comando... 
No Brasileirão, de novo, a história se repete só que com Caio Júnior. Claro que o Caio teve um elenco muito superior nas mãos, mas o time amarelou nos jogos mais importantes e decisivos.
O time amarelou ou foi erro do treinador?

Não importa, o que importa é o clube não conseguir chegar, há anos, em disputas de títulos importantes.... 
Vamos nos lembrar da Série B. O Botafogo venceu a segundona? O time teve consistência na sua campanha?

Acho que o trabalho que está sendo feito atualmente na Portuguesa está no caminho certo. 

O clube paga suas contas em dia, a torcida voltou a estar presente nos jogos e passou a incentivar mais o time mesmo nas derrotas (que foram poucas neste nacional).

A Lusa respira novos ares com fornecedores e patrocinadores e ele, Jorginho, foi jogador lá e é querido da diretoria e elenco.

Então, para que trocar de clube? Para que arriscar trocar o trabalho que está sendo feito (e ele tem voz ativa junto à diretoria) para tentar dar certo nas incertezas e na desorganização de outro clube? Ainda mais um que vive tendo problemas com o torcedor?

Repito, acho acertada a decisão de ficar na Lusa do Jorginho e imaginem como ele vai crescer sua moral junto aos torcedores e junto à imprensa se conseguir levar a Lusa pelo menos às semifinais do Paulistão do ano que vem. 
E o pior é que dá para sonhar sim por que o Palmeiras vive em rixas internas constantemente, Corinthians e Santos estarão mais preocupados em poupar o grupo para a Libertadores e o São Paulo estará se reestruturando. 
Então, dá para pensar grande, dá para buscar melhores resultados e o Jorginho mostra postura séria e comprometida no processo.

Ponto para ele....

2 comentários:

  1. Dizer que o Botafogo é um time pequeno é, no mínimo, uma piada de mal gosto.

    Quer títulos importantes? Vai falar com a FlaMáfia que só eles sabem como eles ganharam tudo depois de 1980. Naquele jeitinho José Roberto Wright. Quer comentários da massa? Vai escrever sobre a Globorinthians e os títulos NIPE 2005. Ambos os times bem "patrocinados", se é que me entende...

    Fico triste com estes torcedores de sofá, que acham que a grandeza de um clube se mede por títulos. Clube grande nunca deixa de ser clube grande. O Botafogo, gigante e conhecido no mundo inteiro, nem preciso comentar.

    Asura

    ResponderExcluir
  2. Asura,

    Vc não entendeu meu post. O que eu disse é que o Botafogo está sim perdendo expressão já que não ganha títulos, sua infaestrutura não é das melhores, costuma atrasar salários e não tem planejamento nenhum administrativo.
    Isso tudo sem contar que o clube não ganha títulos de expressão há muito tempo. Isso é fato!

    O mesmo ocorre com Atlético/MG e Palmeiras, clubes de muita tradição que estão "apequenando" em seus próprios erros.
    A consequência disso é o número de torcedores que cada dia vai diminuindo.

    Abraços,

    Helio

    ResponderExcluir