quinta-feira, 26 de abril de 2012

Alguém ainda duvida da capacidade do Marcelo Bielsa?

Eu não disse que o Marcelo Bielsa é um dos melhores técnicos do mundo?

Quem pegaria um Atlético Bilbao (que nos últimos anos só brigou para fugir da zona do rebaixamento) e levaria à final da Copa do Rei e da Liga Europa no mesmo ano?

E não adianta vir gente aqui falando que o time é bom e que tem 3 convocados para a seleção da Espanha por que isso é fruto e mérito dele (Bielsa) que soube montar o elenco, definir o esquema tático correto e treinar a equipe para jogar da forma que joga.

Hoje, conseguiu uma bela vitória sobre o Sporting (Portugal) por 3 x 1 na partida de volta após ter perdido a de ida por 2 x 1 em Portugal.

O time Basco tem em Loriente seu principal jogador e goleador. 
O Bilbao tem jogado uma bola redonda com um ataque muito rápido e um meio de campo extremamente criativo.
A marcação, bem ao estilo Bielsa, é pressão e sufoca o adversário em seu próprio campo.

Sabe que quando vejo um treinador de alto nível pegando um time mediano e fazendo sucesso, eu fico pensando na capacidade técnica daqueles treinadores que chegam nos clubes "grandes" e fazem uma lista de 10, 20 reforços...
Será que são bons mesmo ou só são preguiçosos já que não querem ter o trabalho de formar o conjunto?
Sim, por que pegar jogadores estrelas e tarimbados qualquer um faz vencer. 
É fácil. Agora quero ver roer o osso, não ter profundidade no elenco, ter poucas peças de reposição de qualidade e ainda assim, alcançar resultados expressivos.
Treinador de ponta é isso. Tira leite de pedra.

Sou fã do Bielsa e a cada jogo que assisto dos seus times, aprendo mais sobre táticas, posicionamentos e substituições.
Os treinadores brasileiros ainda têm muito a aprender e a evoluir. Basta fazer uma comparação com os times daqui. Quantos jogam um futebol moderno e eficiente?

Detalhe, o Bilbao é apenas um time mediano na Espanha e não tem o CT de um Real Madri nem tanto dinheiro e patrocínios como os grandes europeus. 

Isso tudo só enaltece e valoriza o trabalho do seu treinador.
Eu já disse aqui e repito, Bielsa, para mim, é um dos 5 melhores treinadores do mundo da atualidade. Só quero ver se ele for treinar um Real Madri ou uma Internazionale Milão. Quero ver alguém conseguir bater seu time.

Um comentário:

  1. Não acho o melhor disparado, porque Mourinho também é foda, mas é o que faz os times jogarem mais bonito. Sonho em vê-lo comandando a seleção.

    ResponderExcluir