segunda-feira, 30 de abril de 2012

Problemas e Soluções para o Santos na final do Paulistão

O Santos se classificou para a final do Campeonato Paulista 2012 contra o Guarani.

Parece que o título está na mão, não é? 
Não, não está tão ganho assim quanto parece.

O time do Guarani tem algumas características que podem e dda baixada se precaver.
Abaixo relacionarei os pontos fortes do Guarani e como vejo que o Santos poderá anulá-los:

1) Fabinho. O atacante do Guarani é rápido, liso, habilidoso e muito atrevido. O problema para o Santos é que o Maranhão tomou o 3º cartão amarelo e estará suspenso e Fucile e Crystian ainda estão machucados. Será que o Santos terá que improvisar no setor? Quem?
Se colocar um zagueiro improvisado na lateral, será suicídio por que nenhum zagueiro tem velocidade para acompanhar esse jogador em arracandas.
O certo, se tiver que improvisar mesmo, é colocar o Arouca ou o Henrique (se estiver recuperado) no setor e marcá-lo em cima.

2) Oziel. Belíssimo lateral. Joga ofensivamente, é agudo, vai quase que sempre à linha de fundo e faz bons cruzamentos.
O problema para o Santos é que Juan (laterale squerdo titular) gosta de ficar no ataque e deixar a defesa desprotegida. Então, o Muricy tem que colocar alguém (um volante de preferência) para fazer esta cobertura ou segurar mais as subidas do Juan, só indo na boa. Se deixar o Oziel livre e solto, o Santos sofrerá com bolas na área todo o tempo. 

3) Fumagalli. O meia é veterano, já rodou por vários clubes no Brasil, tem suas limitações, mas é muito experiente, bate bem na bola e tem boa visão de jogo.
O Santos tem que marcá-lo em cima e não por setor. Fumagalli é quem dita o ritmo e dá o toque de criatividade do time campineiro. Na minha opinião, o Santos tem que congestionar mais o meio e não deixá-lo dominar a bola perto da área.
O Santos tem também que parar de fazer falta perto da área já que o Fumagalli é um especialista neste quesito.

Vale lembrar que campeonato não se ganha com camisa. Por isso mesmo estou colocando os possíveis problemas que o time pode ter nas partidas contra o Guarani e as possíveis soluções.

Para ser campeão, é preciso humildade, capacidade e competência. O Santos tem 2 destas características tranquilamente visíveis. E a 3ª? Vai ter humildade?

Eu acho que sim já que o time aprendeu a marcar no seu campo e a tocar mais a bola com paciência. Isso será suficiente? Não sei, mas quem tem Neymar tem grande vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário