sexta-feira, 13 de abril de 2012

Federações do MS e do MT estão errando feio

Que o futebol matogrossense e sulmatogrossense anda mais para lá do que para cá todo mundo já sabe.

O problema que vejo é como as federações tentarão reerguer seu futebol e fazer com que o público vá aos estádios prestigiar as partidas.

Vocês podem vir aqui e falar que falta jogadores de qualidade aos times da região, que falta patrocinador, centros de treinamento adequados, entre outras coisas mais.
Mas o que mais vejo de errado é estas federações quererem competir seus jogos nos mesmos dias e horários que os demais campeonatos mundo afora. 
Por exemplo, nesta última quarta-feira, no MT e no MS a Globo local passou os jogos do campeonato local em vez dos 2 jogos de brasileiros na Libertadores e dos vários jogos da Copa do Brasil.

Como a Globo espera ter audiência com isso? Por que esta competição burra?
Quem vai querer anunciar seus produtos nestes dias e horários (destes jogos) se não terá audiência esperada?

Entendam que a minha sugestão é que os jogos destes campeonatos sejam disputados em datas alternativas, tipo: terça-feira à noite, sábado à tarde, segunda à noite. Dias em que não teremos jogos dos principais campeonatos e dias "mortos" de eventos esportivos. Ou seja, minha intenção é que os torcedores locais possam privilegiar o evento sem atrapalhar ou rivalizar com outros que atualmente têm maior importância no cenário nacional.
Desta forma, dá para se ter mais audiência, maior acompanhamento dos jogos e dos jogadores, maior investimento nos campeonatos e um público bem melhor nos estádios.

Talvez esta solução seja ruim para a Globo que é um canal voltado para a novela, então, por que estas federações não procuram um canal que queira desenvolver o esporte local?

Se continuar do jeito que está não demorará muito para o futebol acabar de vez nestas regiões e os torcedores ficarem bitolados apenas em times dos grandes centros. Já o são, na verdade, mas ainda há tempo e recurso disponíveis capazes de mudar o cenário. Basta querer e fazer da maneira certa.

Há bem pouco tempo atrás, não houve uma tentativa (frustrada, é verdade) de fazer times com gestão mais empresarial? Não foram contratados Ricardo Rocha (como manager), Paulo Almeida, André Dias? Nomes conhecidos do futebol nacional, não?
E o Rondópolis que foi bem na Copa São Paulo de Futebol Júnior?
Será que não temos nenhuma qualidade nos jogadores locais como taxam ou como falam? Será?

Repito, é hora de acabar com este coronelismo do futebol nestas regiões e é o momento de se profissionalizar, senão, vão ficar cada vez mais fadados ao esquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário