terça-feira, 24 de abril de 2012

Só falta dizerem que o Barcelona não é isso tudo

O Barcelona foi eliminado da Champions League 2012, hoje, pelo Chelsea em partida realizada no Camp Nou (Barcelona).

O interessante deste resultado é ver que o Barcelona também tem seus problemas e também comete erros já que chegou a abrir 2 x 0 no placar (resultado que o classificava) e mesmo assim permitiu a reação do adversário culminando em sua eliminação.

O Barcelona fez um 1º tempo primoroso, massacrou o adversário, criou inúmeras chances claras de gol e podia ter ido para o intervalo com um placar bem mais elástico que os 2 x 1. Na verdade, esse 1 do Chelsea foi um acaso, fruto de uma jogada muito competente e muito bem executada pelo brasileiro Ramires.
Por isso que o futebol é o esporte mais apaixonante de todos. Um time joga muito mais que outro e acaba eliminado.

Faltou mais tranquilidade ao time espanhol, principalmente na 2ª etapa quando a equipe tocava a bola de um lado para outro, ora por cima ora por baixo, mas não conseguia ameaçar o gol do goleiro Peter Chec. Foi impressionante a capacidade defensiva do time inglês e a sua disposição técnica e tática durante os 90 minutos. Será que algum treinador brasileiro assistiu à partida para poder aprender um pouco mais sobre esquemas defensivos?

Sabem o que é mais engraçado? É que novamente o time catalão foi eliminado em uma semifinal, em casa e com o adversário jogando a maior parte da partida com 10 jogadores (1 a a menos por conta da expulsão do Terry).

Messi não teve uma boa atuação e nem por isso podemos falar que ele não é tudo isso que falam. Perdeu um pênalti no momento mais importante e crucial do jogo e, talvez por isso, tenha perdido a calma e perdido lances por pura afobação. Sentiu a pressão pelo erro, mas só erra quem é homem para assumir a responsabilidade e não se pode crucifixá-lo por isso. Jamais.

Quantos outros craques mundiais erraram em momentos decisivos? Vamos lembrar de alguns brasileiros?
Zico (na Copa de 86), Sócrates na mesma Copa, Cerezo em 82...... Alguém foi crucificado? Alguém teve sua história diminuída pelo erro?

Não podemos também crucificar o Barcelona. Quem viu e/ou viveu a época de Pelé no Santos sabe que o Santos também não era imbatível já que perdeu alguns campeonatos para o Palmeiras e nem por isso deixou de encantar o mundo e de ser chamado de melhor time do planeta (ou, como alguns preferem, melhor time do mundo de todos os tempos).

Esporte é isso, às vezes se ganha, às vezes se perde. O que faz um time campeão e vitorioso em sua história e saber sair das dificuldades e aprender com as derrotas.

Um jogo não pode jamais taxar ou rotular a história de um clube. O que o Barcelona fez nos últimos anos não tem lógica. Massacrou adversários, ganhou campeonatos, fez artilheiros, inovou nos esquemas táticos...... Enfim, fez tudo que se espera de uma equipe de ponta e vencedora.

Continuo sendo fã do seu futebol e dos seus jogadores. Uma derrota, repito, não mudará minha opinião de que este é atualmente o melhor time do Mundo. 

Infelizmente hoje, o Chelsea foi melhor. Eu disse hoje......

Nenhum comentário:

Postar um comentário