sábado, 21 de abril de 2012

Por que Chelsea e Real Madri ganharam do Barcelona

2 derrotas nos 2 últimos jogos, perda do Campeonato Espanhol (em casa) para o maior rival, situação delicada na semifinal da Champions..... Será que estou falando mesmo do Barcelona?

Quem imaginaria que o todo poderoso Barcelona viveria tempos difíceis e de pressão?

Sabem o que é mais interessante?
É que tanto Real Madri quanto Chelsea não utilizaram de nenhuma novidade tática absurda.

Eles fizeram exatamente aquilo que sugeri para o Santos fazer no final do ano passado no Mundial de Clubes. Eles congestionaram o meio de campo, povoaram bem o setor e saíram com muita velocidade nos contra-ataques até por que o Barcelona continua a ter uma posse de bola absurda.
No jogo de hoje, por exemplo, teve momentos da partida que a posse do Barcelona era de 74% contra 26% do Real Madri. Então, não adianta querer mudar essa característica.

O que você precisa fazer a saber jogar SEM a bola, tirar a velocidade do jogo, impedir que o Barcelona faça suas tabelinhas próximas à área, anular a distribuição de jogo do Xavi e deixar os atacantes no mano a mano com Puyol que é um zagueiro bem pesado.
Fácil, não?

Não, não é. Mas é possível e Chelsea e Real Madri mostraram isso nestas 2 últimas partidas.

Quando eu falei que o Muricy deveria se chamar Burricy era justamente por conta disso. Ele tinha opções para complicar o jogo e não fez absolutamente nada. Ele preferiu colocar mais um zagueiro no time em vez de povoar o meio de campo.
Um erro básico e de quem não enxerga tanto assim o jogo taticamente falando.

E olhem que o Chelsea jogou com Drogba no ataque sozinho! Ele está velho (34 anos) e bem mais lento que antigamente e mesmo assim causou perigo e deu trabalho ao Barcelona quando acionado.

Este jeito de jogar das equipes (Real e Chelsea) só ratifica a minha ideia, que foi criticada na Twitter por alguns torcedores do Santos, de tirar o Borges, colocar o Elano em seu lugar e deixar Neymar sozinho no ataque. O pior de tudo é que ele ganha muito bem para ver isso e precisou levar uma goleada para aprender.

Já Mourinho está de Parabéns. Benzema e Cristiano Ronaldo foram muito bem em suas funções e o seu meio de campo marcou demais! O Barcelona chegou e criou algumas chances, é verdade, mas a maior parte do tempo a defesa do Real tomou conta da área e não deixou o Barça chegar.
Para quem ainda tinha dúvidas de como empregar sistemas defensivos competentes, sugiro assistir novamente a esta partida.
Detalhe, o Real foi defensivo mas NÃO foi um time retrancado. Jogou e atacou quando preciso. Achei até que o time foi até melhor que o Barça no início do jogo......

Bom, para mim o campeonato espanhol está decidido. Não dá para tirar 7 pontos em apenas 3 jogos. Se o Real perder este título, manda todo mundo embora e fecha as portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário