quarta-feira, 25 de abril de 2012

É muita vantagem fazer o 2º jogo em casa? Real Madri e Barcelona eliminados

Pelos resultados da Champions League desta semana, NÃO! Já que tanto Barcelona quanto Real Madri foram eliminados fazendo o 2º jogo de suas partidas em suas casas.

Vejam, notei uma coisa interessante na partida de hoje entre Real Madri x Bayern Munique que mostra que pode até ser prejudicial jogar a 2ª partida em casa.... 
O ponto foi: Como as 2 partidas, no tempo normal, acabaram com o mesmo resultado (2 x 1 para o time da casa), ocorreu a prorrogação de 2 tempos de 15 minutos.
Pois bem, o placar agregado na prorrogação CONTINUOU valendo, ou seja, o Bayern teve 30 minutos a mais para fazer mais 1 gol fora de casa e obrigar o Real a ter que fazer 4 para se classificar. 
Notem que o Real Madri teve só 90 minutos em Munique para fazer gol fora (o gol fora tem maior peso no critério de desempate no caso de igualdade de placar) e o Bayern 120.

Poxa, vocês podem vir aqui e falar que o Real Madri teve mais tempo para atacar. Concordo, só que essa regra é melhor visualizada quando se enfrenta em casa um time pequeno que vai entrar em campo recuado e com os 11 atrás só se defendendo. Já quando se enfrenta um time grande, ele inevitavelmente vai "jogar" o jogo. 
Digo, pode até entrar mais defensivo em campo, mas vai sair para o jogo, vai te atacar, vai controlar a posse de bola, vai fazer jogada ensaiada de bola parada. Enfim, você correrá um risco maior de tomar gol.

Não digo que é ruim decidir em casa, digo que, conforme eu já disse aqui, por algumas vezes, jogar mata-mata não é para qualquer time já que você tem que saber jogar dentro e fora de casa. Não dá para jogar bem só uma das partidas.
Na verdade, você precisa saber ganhar a partida em casa (sem levar gols, de preferência) e saber fazer gols fora e segurar o resultado.

A partida de hoje foi um exemplo claro de como há influência da pressão do fator casa já que no 1º tempo o jogo foi super ofensivo com ambas as equipes procurando o gol a todo instante e no 2º o jogo foi mais equilibrado e mais cuidadoso, pois o placar não eliminava ninguém de antemão. Claro que ambos os times foram ao ataque, mas não de qualquer maneira. Ambos evitaram levar gols bobos.....

Eu ainda opto pela opção de que é melhor fazer a partida decisiva em casa até pelo fato de jogar em um campo que você conhece melhor, as condições ambientais, sua torcida.... Já pensou você ter que decidir fora e for escalado um juiz mais caseiro? Ou um juiz que não tenha pulso firme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário