terça-feira, 3 de abril de 2012

Os times "Grandes" fazem MAL uso dos Estaduais

É engraçado ver como os treinadores, dirigentes de clubes e jogadores reclamam do nosso calendário e que falta tempo para fazer uma pré-temporada adequada e para fazer treinamentos entre os jogos.

Hoje em dia, com a enorme diferença técnica e financeira existente entre os clubes "grandes" e os "pequenos", é possível trabalhar melhor seu elenco e testar jogadores atuando em diferentes posições.

Por exemplo, em quantas partidas você viu algum treinador brasileiro testar um meia para jogar improvisado na lateral ou um zagueiro de 1º volante ou um atacante de meia? Pouquíssimas, não é verdade?

O fato é que nossos treinadores não sabem trabalhar o elenco que têm em mãos e não sabem aproveitar o máximo que cada jogador pode render. É mais fácil, para eles, cobrar reforços da diretoria. Então, gasta-se demais com coisas que poderiam ser melhor trabalhadas e aproveitadas dentro do próprio elenco e do próprio orçamento.

Digo isso porque tenho visto a alguns jogos dos estaduais e não tem coisa mais chata para assistir na TV. 

Os pequenos enfrentam os grandes muito fechados em seu próprio campo, atuam buscando um empate salvador e, talvez, em um lance fortuito, marcar um gol que pode lhe render a vitória.

Assim sendo, por que os treinadores dos times "grandes" não mudam sua forma de jogar e trabalham melhor o elenco?

Se você vai atacar a maior parte do tempo e é superior tecnicamente ao adversário, por que não buscar soluções alternativas em um treinamento em situação real de jogo?

Dá para explorar melhor certas situações que serão necessárias nas fases mais importantes dos campeonatos, as fases de mata-mata. Ou seja, reclama-se demais de algo que dá para se fazer durante os jogos já que o óbvio vem acontecendo há um certo tempo (os grandes SEMPRE CLASSIFICADOS e os pequenos lutando para não cair).

Os jogos do Santos têm sido transmitidos com mais frequência e portanto, tenho assistido mais a seus jogos. Vou dar um exemplo do que estou vendo de errado ali:

Por que o Muricy não testa o Elano atuando de lateral direito simulando uma situação de necessidade ofensiva do time? Digo, uma situação que o time está atrás no marcador e precisa reverter o resultado?

Por que não testa jogar com um volante (Adriano, por exemplo) de quarto-zagueiro ao lado do Edu Dracena?

Por que não testa Felipe Anderson entrando no lugar do Borges, no 2º tempo, e atuando com 2 meias ofensivos mais os laterais atacando junto com Neymar?

Você está entendo o que estou falando?

O ideal é que DURANTE os jogos, façam-se treinamentos de situações e improvisos para quando forem necessárias substituições ou, quando haja expulsões, o time saiba o que fazer em campo e não fique por momentos desentrosado em campo.

Na minha opinião, falta GESTÃO aos nossos treinadores. O nosso calendário é pífio e horrível sim. Concordo com tudo que eles dizem, mas o que separa os vencedores dos perdedores é que os vencedores procuram soluções e inovações para eliminar o problema e os perdedores choram e se lamentam.

Alguém viu alguma inovação no seu time? 
Pois é, e eles ganham cerca de R$500.000,00 por mês para isso........

Nenhum comentário:

Postar um comentário