quinta-feira, 19 de abril de 2012

É preciso cuidado com as análises da Fase de Grupos da Libertadores

Com os resultados de ontem, Fluminense e Corinthians alcançaram as primeiras colocações da classificação geral da Copa Libertadores 2012.

O Corinthians ainda pode ser ultrapassado pelo Atlético Nacional de Medellin (coisa que não acredito já que o Nacional enfrentará a La U no Chile), mas de toda forma, ambos fizeram sua parte e lideraram seus grupos na reta final.

Com estas 2 primeiras colocações da classificação geral alcançada pelos brasileiros e a 3ª iminente (com o Santos), isto quer dizer que eles são as 3 melhores equipes da competição?

Cuidado com a resposta pois eu já tenho visto alguns analistas mais empolgados dizendo que desta vez o Corinthians conseguirá sair com o título. 
Se formos analisar desta maneira, o Fluminense foi o time que apresentou o melhor futebol da competição, certo?
ERRADO! Como um time que sofre para vencer os 2 jogos que fez contra o Arsenal Sarandi pode ser considerado o melhor da competição?
Não é de se supor que seu grupo foi menos difícil que os demais? O mesmo se aplica ao Corinthians que teve como adversário direto na briga pela liderança a "fortíssima" equipe do Cruz Azul.

Repito, precisamos ter calma nas análises. Eu, há algum tempo, venho dizendo que gosto do jeito de jogar do Corinthians já que tem um futebol participativo, de bom toque de bola e ótima marcação, mas seu elenco é extremamente limitado e as peças de reposição não estão à altura dos titulares. 

O Fluminense possui uma defesa muito frágil que quando é pressionada, entrega (ou depende das boas atuações e defesas do Diego Cavalieri).

Libertadores não é bem assim não. Na fase de mata-mata tudo muda e costuma-se aparecer muitas surpresas por que o jeito de jogar também muda, a pressão é maior e o erro, geralmente, é fatal!

Eu, se fosse o treinador de algum destes times (Fluminense, Corinthians e Santos), torceria para não cruzar logo de cara com Inter/RS, Boca Juniors e Universidad do Chile ou Nacional de Medellin (se perder o jogo para a La U ficará em 2º no grupo) já que são equipes muito perigosas, que sabem jogar e que jogam um futebol muito forte e vibrante em casa. Isso tudo sem contar a pressão que suas torcidas fazem nos jogos.

Para se ganhar esta competição, é preciso garra, elenco, esquema tático e solidez tanto ofensiva quanto defensiva.

Qual dos brasileiros tem TODAS estas características facilmente percebidas?
E os estrangeiros? Quantos?

Já disse isso em um post anterior e repito, na minha opinião, os maiores favoritos da Libertadores deste ano são Santos (atual campeão), Boca Juniors (pela experiência, catimba e camisa e tradição), Atlético Medellin e Universidad do Chile.
Os demais têm chance, mas não tão fortes quanto estes aí. Tudo dependerá também dos cruzamentos e dos confrontos nas fases seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário