segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mais uma rodada de baixo nível técnico das equipes brasileiras

Acompanhei vários jogos desta rodada do Brasileirão e fiquei impressionado com a quantidade de jogos fracos (tecnicamente) que foram disputados.

Nossas equipes jogam de uma forma que parece mais uma pelada do que uma partida de profissionais.

Nossos técnicos não apresentam nenhuma novidade tática, nenhum padrão de jogo diferenciado e apostam mais na correria ou em um lance fortuito de um jogador do que num trabalho, num esquema para se fazer o gol.

Se acompanharmos mais os jogos (pelo menos dos grandes) do futebol argentino, uruguaio, chileno e colombiano veremos que TODOS os times apresentam um padrão de jogo definido e adequado aos jogadores que se têm à disposição no elenco (só para comparar com o futebol sulamericano). O que atrapalha para eles é a baixa qualidade de seus jogadores, mas a forma como jogam é bem mais MODERNA que a nossa.

O esquema da moda agora é o 4-5-1 com 2 volantes de mais marcação e 3 meais encostando no atacante. Muitos times deste Brasileirão adotaram este esquema, por que?

Cada um destes times tem pelo menos 2 meais criativos, ágeis, de boa movimentação e de bom passe para fazer esta ligação?
Aí, quando falta poder de finalização no time a culpa recai sobre o isolado e infeliz atacante....

Não adianta adotar determinado esquema se não se tem material humano capacitado à disposição. O grande treinador antevê isto e já se adapta para fazer render o que há de melhor no seu time.


Quando falo que nossos treinadores são fracos, falo com embasamento técnico e com conhecimento de causa.

Eu gosto do Dorival Júnior, por exemplo, mas já notaram que ele arma seus times sempre da mesma maneira?? E que sempre seus times apresentam uma defesa mais frágil?

Por que não alterar a forma de jogar? Por que não se adaptar de acordo com o adversário enfrentado?

Querem outro exemplo?
Adilson Batista, que gosta de ter 2 laterais que correm e apoiam demais e de ter 3 volantes de marcação no meio. Poxa, ele tem estes jogadores à disposição no São Paulo?
Ele já adotou este mesmo esquema no Santos, Corinthians e Atlético/PR e falhou nos 3. Por que não muda a forma de acordo com o time que treina?


Pelo que vejo e acompanho, falta aos nossos treinadores mais conhecimento técnico do jogo em si. Falta posicionar melhor o time e melhor estudar o time adversário. Isto, os técnicos dos times grandes da América do Sul já fazem há um certo tempo. Basta olhar times como Once Caldas, Universidad Catolica e Velez Sarsfield jogam.
O Once caldas "surpreendeu" o Cruzeiro em Minas Gerais. Surpreendeu mesmo ou não foi devidamente acompanhado e estudado?


O nosso futebol regrediu de uma forma que está chato ver os jogos do Campeonato Brasileiro e temos que cobrar mais de quem dirige os times não só dos jogadores.

Considero um heroi quem assistiu São Paulo x Palmeiras, Corinthians x Figueirense, Atlético/PR x América/MG, Botafogo x Atlético/MG, por exemplo.
Todos, sem exceção, FRAQUÍSSIMOS tecnicamente. Dá dó de ver a bola sendo maltratada.......

É hora de repensarmos seriamente sobre o que está acontecendo em nosso futebol. O que acontece com a seleção é reflexo direto desta falta de conhecimento dos nossos treinadores. Estou avisando antevendo o pior.... Mano Menezes não é o único culpado....... 

2 comentários:

  1. heliao,
    aí vai um link que eu achei interessante que o mauro cezar pereira postou hoje no blog dele da ESPN.. mostra numeros, dados reais, sobre os penaltis marcados a favor ou contra aos times do brasileirao.

    adivinha quem está em primeiro em penaltis a favor???

    abraços
    rex

    http://espn.estadao.com.br/maurocezarpereira/post/210333_NO+RAIO+X+DO+APITO+6+PENALTIS+PRO+CORINTHIANS+S+PAULO+1+FLA+NENHUM

    ResponderExcluir
  2. Pior é que destes 6 pênaltis a favor do Corinthians, pelo menos 3 não foram (ou foram bem duvidosos)......

    Depois me chamam de louco por achar que este campeonato está igual ao de 2005......

    ResponderExcluir