terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brasil não joga bem mas vence Venezuela na estreia

O basquete do Brasil venceu a Venezuela hoje na Argentina e segue firme na busca por uma vaga na próxima Olimpíada de Londres.

Não gostei do time não. Achei a seleção muito inexperiente e perdendo muitas bolas fáceis desnecessariamente.

O segredo do Basquete é ter consistência durante o jogo todo, seja com reservas seja com os titulares em quadra. A equipe não pode perder o ritmo senão acaba perdendo no final.

O Brasil até que começou bem mas da metade do primeiro quarto até o final do terceiro fez força para perder a partida.
Foram muitas tentativas infrutíferas de arremessos, passes longos sem sentido e pouquíssimos rebotes defensivos. Nunca vi um time querer ir para uma Olimpíada e não saber defender seu próprio garrafão.

A vitória só foi conseguida nos 5 minutos finais e mesmo assim por que a Venezuela errou 2 arremessos que se entram, empatariam o jogo.
Deixe-me ser mais claro, o Brasil abriu 5 pontos de frente faltando 5 minutos para o final, tendo 2 lances livres a favor e posse de bola por conta de uma falta flagrante do jogador venezuelano. Não é que o Brasil conseguiu perder os 2 arremessos e, quando tinha a posse de bola, arremessou com menos de 10 segundos???? Ou seja, além de não aumentar a diferença, NÃO gastou o tempo da posse de bola e, só para complicar um pouco, levou uma cesta de 3 após perder mais um rebote defensivo no seu garrafão. É mole???

A sorte é que o Guilherme Giovanone e o Thiago Splitter fizeram valer sua experiência e acertaram todos os seus arremessos até o final.

Não dá para ter maiores aspirações com este time acelerando o jogo no final com 5 pontos de vantagem. Poxa, o Magnano não poderia ter parado o jogo e orientado a maneira certa de atacar? Quando faltavam 2 minutos o Brasil continuou atacando rápido sem gastar a posse de bola, por que?
Foram vários arremessos de 3 com 2 jogadores na marcação, para que?
Se jogar desta maneira contra a Argentina, perde feio.

De toda forma, estreamos com vitória e isto é o que vale neste momento. Mas que os erros sejam corrigidos a tempo, principalmente os defensivos.

Não existe vitória no basquete sem defesa!!!

Phil Jackson (o técnico mais vencedor da história da NBA) prega exatamente isto. O time tem que saber se defender, senão, não ganha nem em pelada de rua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário