terça-feira, 9 de agosto de 2011

Por que o Luxemburgo melhorou

Vanderlei Luxemburgo vem fazendo uma bela temporada de 2011 à frente do Flamengo. Diferentemente dos últimos anos, este ele vai brigar pelo título do Campeonato Brasileiro e vai recuperando o status de técnico de ponta.

Qual o motivo da melhora tão repentina?

No Flamengo, ao menos o que parece, ele tem tido menos poder na contratação de jogadores e nas decisões de locais de pré-temporada, concentrações, excursões, etc, ou seja, fica voltado exclusivamente para o trabalho de campo.
Desta forma, pode fazer aquilo que ele sabe bem que é treinar a equipe ao seu estilo e formar um grupo vencedor.

Ninguém consegue ganhar 5 títulos brasileiros por diferentes agremiações e diferentes estilos de competições (ganhou 2 na época de pontos corridos e 3 nos mata-matas) por acaso. Ele é um técnico de ponta e profundo conhecedor de futebol, mas nos últimos anos esteve envolvido demais em outros assuntos que o afastaram do dia-a-dia no clube, tais como jogos de poker, instituto vanderlei luxemburgo, etc...

O fato de "terceirizar" os treinamentos (como fez por várias vezes no Atlético/MG), o convívio e até a presença em alguns jogos desgastou demais sua imagem perante o grupo dos times que comandou e perante à mídia que já não o respeitava como antes. Isto em uma equipe voltada ao trabalho coletivo é fatal!

Até nas roupas ele mudou já que antes vivia de terno à beira do gramado e hoje, veste o uniforme do time (calça e camisa pólo do Flamengo).
Todos os treinadores que eu conheço e observo (de ponta, claro) no futebol brasileiro se vestem desta forma. Você já viu Felipão vestir terno para acompanhar o jogo do time sob um calor de 30º??? E Muricy, Dorival Júnior, Ricardo Gomes, Celso Roth...... Só para citar alguns nomes.

Acho que esta mudança de aparência deixou para trás aquele ar até certo ponto "arrogante" que passava e isto vai atraindo mais simpatizantes que inimigos.

Para o bem do futebol brasileiro, eu comemoro esta volta por cima dele como treinador e muito do sucesso do Flamengo deste ano se deve a ele. Não é à toa que o time só tem uma derrota no ano e está na liderança do Brasileirão.

Quando ele está focado totalmente em futebol ele mostra que é do ramo e se deixarem disparar, não pegam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário