domingo, 7 de agosto de 2011

O Brasil é mesmo o país do futebol?

Estou assistindo, neste momento, ao jogo West Ham x Cardiff pela 2ª divisão do Campeonato Inglês e estou impressionado com alguns ítens básicos para um espetáculo:
  1. O gramado do jogo é impecável. A bola rola com uma perfeição que parece que o jogo está acontecendo sobre um tapete.
  2. A torcida compareceu e tem mais gente no estádio do que teve nas finais do Flamengo x Vasco ou do Corinthians x Santos. E olha que é um jogo de 2ª divisão.
  3. O estádio para este jogo atende a muitos requisitos de segurança e conforto para o público e todas as pessoas estão sentadas (como exige a FIFA).
Vendo estes ítens me veio à cabeça a pergunta: Será que somos mesmo o país do futebol?

A média de público da 2ª divisão do futebol inglês é de mais de 17.000 pessoas por jogo, média muito superior a do Campeonato Brasileiro da 1ª divisão.
Os estádios ingleses são muito melhores, mais bonitos e mais modernos que os nossos, isso sem se falar no estado dos gramados.
Se vocês acham que estou exagerando, revejam a partida entre Atlético/PR x Santos e os 2 últimos jogos do Flamengo no Engenhão. O jogo no Paraná citado acima parecia que estava sendo jogado em um brejo e o pior, é que é o estádio escolhido como sede da Copa de 2014!

São estas coisas que me fazem refletir sobre o assunto já que não há interesse e nem movimentação no sentido de organizar melhor os times e o campeonato mais importante do nosso futebol. Para se ter uma idéia do que estou falando, o Brasileirão foi o ÚNICO campeonato que não parou durante a Copa América e o ÚNICO campeonato que prejudicou os times que tiveram seus jogadores convocados.
Ou seja, ao invés de pensarmos em maiores lucros dos nossos times, maior visibilidade dos seus patrocinadores, maior exposição mundial, andamos no sentido contrário e pensamos apenas em privilegiar uma seleção totalmente influenciada por empresários e investidores de jogadores.

É triste e repito, acho que não vamos ganhar nada de importante por um bom tempo e o país do futebol é a Inglaterra. O Brasil está anos-luz atrás de tudo isso. Não vou nem comentar aqui sobre a corrupção que todo dia aparece nos noticiários. É chover no molhado.........

Um comentário:

  1. o brasil é o pais do futebol em modo de fabricar crack só isso.Já a estrutura é uma porcaria se for comparar com um da Premier League o campeonato brasileiro fica no chinelo.Em termo de estrutura o pais do futebol é a Inglaterra,mas em termos de história e jogadores é o brasil.

    ResponderExcluir