sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mano Menezes teve uma atitude covarde!

Eu havia me esquecido de comentar sobre as declarações dadas pelo Mano Menezes justificando o mal desempenho da seleção pelo fato de o Brasil estar com uma base jovem.
Juventude não é sinal de incompetência nem de grossura. O que está faltando ao Brasil é esquema tático.

Com relação aos jogadores, não tem como ele mudar radicalmente a sua convocação, talvez alterar uns 4 ou 5 nomes, mas no geral, a base é esta mesmo. Nossos jogadores é que estão em um patamar abaixo dos principais jogadores do mundo atual.
O pior é que dá para manter o nível com este grupo, ele não está sabendo é como fazer isso.
Qual a sua posição quando você é inferior tecnicamente (e coletivamente) ao adversário? Adota-se uma marcação muito forte no meio de campo e treina saída rápida de contra-ataque. Evita-se deixar a sua defesa no mano a mano e procura-se marcar campo inteiro o principal jogador adversário. Fácil....

Não gostei nada da declaração do Mano detonando o Ganso no final da Copa América alegando que esperava mais dele em campo. Na verdade, o Mano estava tentando tirar a responsabilidade dele do desastre e jogando a culpa no Ganso.
Ele convocou o Ganso por que quis. Eu mesmo, aqui neste blog, vinha criticando o futebol dele no Santos e mais, ele só tinha feito 9 jogos no ano depois de se recuperar de uma gravíssima contusão no joelho.
Quer dizer, ele poderia ter convocado o jogador para fazer parte do grupo, entrar durante os jogos, ir readquirindo ritmo de jogo, mas jamais para ser o titular absoluto e o responsável por carregar o time nas costas tendo feito tão poucos jogos.

O problema da seleção está no esquema de jogo. Poxa, isto é tão claro que é até chato ficar comentando a respeito.
O time não marca, não ocupa os espaços, não tem jogada ensaiada, não tem contra-ataque.... Enfim, é um bando em campo.

Juventude por juventude, a Alemanha tem uma média de idade tão baixa quanto a nossa e o time deles é todo organizado dentro de campo com cada jogador sabendo qual função executar em campo e qual espaço ocupar.

Falta orientação ao nosso time, falta tática, falta treinador, falta treinamento. Falta na verdade, OMBRIDADE do treinador e humildade para assumir seus erros. Ninguém iria detoná-lo se ele assumisse que estava errado e que iria mudar para tentar voltar a jogar bem. Errar é humano....

Ele é tão bitolado que adotou o mesmo esquema que deu certo (???) pelo Corinthians. Só que ele se esqueceu que ganhou um Paulista e uma Copa do Brasil com este esquema e PERDEU uma Libertadores (campeonato que tem times mais fortes).
Ou seja, no torneio internacional (coisa que ele NUNCA conquistou) este esquema foi bem frágil.

Se a culpa é dos jogadores, faço uma sugestão para ele, convoque o Jorge Henrique, o Dentinho e o Douglas. Com estes jogadores, aposto e ganho que a seleção da ÍNDIA ganha dele. Ou melhor, o sub-15 de qualquer time brasileiro encara de igual para igual.

Mano está sendo covarde. É hora de mudança de postura senão a coisa complica e vai continuar perdendo o comando do grupo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário