quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Barcelona vence a Supercopa da Espanha e retoma "freguesia" do Real Madri

Em um jogo sensacional, o Barcelona venceu o Real Madri pelo placar de 3 x 2 e se sagrou campeão da Supercopa da Espanha.
Não vou ficar aqui comentando lance a lance o que foi o jogo. O importante a ser falado é a maneira como o Pep Guardiola comanda ssua equipe e como ele a tem na mão.
Para se ter uma ideia, o Barcelona foi a campo com a sua tradicional formação 4-3-3 e, quando estava 2 x 1 a seu favor e faltando 15 minutos para o final do jogo, o Guardiola tirou um atacante (Davi Villa) e colocou Adriano (lateral de origem) no meio para congestionar mais o setor.
Depois de sofrer o gol de empate, Guardiola mudou de novo o esquema colocando em campo Fabregas e Keita e abriu o Adriano como um verdadeiro ponta direita.
Vejam que o esquema de jogo do Barcelona é flexível e varia conforme o adversário e a sua situação no jogo. Com Adriano aberto na ponta, saiu a jogada do gol do título em uma bonita tabela com Messi.

O Mourinho vai demonstrando que já sabe como armar seu time para enfrentar de igual para igual o Barcelona já que fez 2 jogos equilibradíssimos.
Seu time costuma marcar muito pesado no meio de campo (chega a ser até violento em certos momentos) e não tem receio algum de "dar" a bola ao Barcelona e se limitar a desarmar e sair em velocidade no contra-ataque.
O que não gosto deste esquema é que ele manda o Cristiano Ronaldo voltar demais para compor o meio de campo. Isto acaba desgastando fisicamente o jogador e o time não tem um jogador no mesmo nível no banco para repor.

O ponto negativo do jogo, na minha opinião,  foi o comentário sem fundamento do Zico sobre o lateral Marcelo do Real Madri. Ele deu razão ao Mano Menezes por não convocá-lo por conta da entrada violenta que ele deu no Fabregas no final do jogo.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Marcelo é DISPARADO o melhor lateral esquerdo do Brasil na atualidade e ele foi um dos principais jogadores do time nas campanhas dos últimos anos. Ele, com o Mourinho, aprendeu a marcar e é muito mais eficiente no ataque do que antigamente.

Achei o comentário do Zico fraco e inoportuno. Quem ele quer na lateral esquerda da seleção? O Júnior César (do Flamengo)? Quer manter o ridículo André Santos?

O importante é que o Barcelona levanta mais uma taça, pôs mais lenha na fogueira para os clássicos do Campeonato Espanhol e esquentou mais ainda a rivalidade para o rival.

Parabéns Barcelona, CAMPEÃO DA SUPERCOPA DA ESPANHA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário