quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Copa Sulamericana

Eu não gosto de ver todo final de campeonato brasileiro quando os técnicos dos times se vangloriam dizendo que o seu trabalho foi bem feito e que eles conseguiram vaga para a Copa Sulamericana.

Não gosto por que no ano seguinte, TODOS mudam o discurso e desvalorizam a competição dizendo que ela atrapalha a preparação para os jogos do campeonato nacional.
Se ela dá vaga para a Libertadores tal qual o Campeonato Brasileiro, por que os times não investem mais nesta competição? Ela é toda disputada no formato mata-mata da mesma forma que a Copa do Brasil, então, por que os clubes valorizam a Copa do Brasil e não valorizam a Sulamericana?

Eu achei uma tremenda burrice os times do Flamengo e do Atlético/PR jogarem com seus jogadores reservas a partida de ontem. O Flamengo ainda tem a desculpa de ser o líder do campeonato e querer manter a ponta rumo ao título, mas quais as chances do Atlético/PR ser campeão do campeonato?
Se a desculpa for a de que o time está na zona do rebaixamento eu também não perdoo porque ainda faltam umas 25 rodadas para o término e o time está a apenas 3 pontos do 1º time fora da zona do rebaixamento (Grêmio). Desvantagem totalmente recuperável, certo?

Vencer a Copa Sulamericana é importante já que é um título internacional!
Aumenta-se assim a visibilidade do seu clube, serão mais holofotes virados para seus jogadores, mais possibilidades de vendê-los bem e mais chances de dinheiro em caixa, melhores patrocínios, etc.

Por que a Liga Europa é valorizada e a Sulamericana não já que ambas têm critérios bem semelhantes para os clubes que se enfrentam nela?

Simples, a Liga Europa é disputada no mesmo período da Champions League, ou seja, TODOS os times que disputam os torneios se envolvem com estas competições em paralelo AO MESMO TEMPO! Ou seja, TODOS são "prejudicados" no mesmo período de disputa. E mais, os 3ºs colocados dos grupos da Champions (eliminados na 1ª fase) vão automaticamente disputar a Liga Europa, valorizando assim ainda mais a competição já que tem grandes chances de contar com equipes campeãs nacionais.

Então caros amigos, o problema está na COMENBOL.
Este calendário esdrúxulo criado por esta entidade que só pensa no seu próprio lucro (tal qual a CBF) é que faz com que esta competição seja DESINTERESSANTE para muitos clubes.

Qual a solução?

Fácil, fazer a disputa destes torneios internacionais no mesmo período (1º semestre) e deixar o 2º semestre apenas para as competições nacionais (campeonatos e copas) em cada país.

Desta forma, o calendário brasileiro ficaria assim:
1º semestre: campeonatos regionais, sulamericana e libertadores.
2º semestre: campeonato brasileiro e copa do brasil.

Eu queria ver só que time maluco priorizaria o campeonato regional ao invés de ganhar um título internacional..........

Como é difícil pensar no simples e no óbvio, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário