segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Barcelona inova no esquema tático e goleia mais uma vez!

O Barcelona hoje goleou o Villareal na abertura do Campeonato Espanhol por 5 x 0.

O que venho insistentemente cobrando dos treinadores brasileiros foi feito por Pep Guardiola (treinador do Barcelona).

Devido às ausências de Daniel Alves, Piqué, Adriano e Puyol, ele inovou e adotou o esquema com 3 defensores. O que há de novo nisto?

De novo é o fato de os 3 defensores serem jogadores de meio de campo. Assim, a defesa foi composta por Mascherano, Busquets e Abidal. Cadê os zagueiros???

Pois é, é isto que pergunto. Como pode um time jogar SEM zagueiro nenhum e mesmo assim manter a qualidade defensiva e não sofrer nenhum gol?

Antes que alguém diga o contrário, o Villareal não é nenhuma galinha morta não e, nos últimos anos, tem sido a 3ª ou 4ª força da Espanha.
O segredo do Guardiola e, claro, do Barcelona reside no fato de todo o time saber jogar. Isto mesmo, TODOS os jogadores dominam a bola, sabem passar, sabem chutar, sabem marcar, tocam e avançam para receber, se deslocam sem a bola. Enfim, o time mantém a posse de bola e quando a perde, marca o adversário já na saída de bola, ou seja, não deixa o adversário livre em momento nenhum.

Agora eu fico aqui imaginando o jogo do Mundial no Japão contra o Santos. Cada jogo que assisto do Barcelona me impressiono com a velocidade de seus jogadores e fico aqui pensando como é que o Santos vai pará-los?

Com Edú Dracena, Durval, Léo e Pará??? Se esta for a defesa no jogo anotem aí, vai ser vira 4 acaba 8. Não tem jeito. Ainda mais se o Muricy colocar jogadores que não ajudam na marcação no meio de campo como Ibson e Ganso. Aí vai ser um passeio completo.

Bom, a diferença do Barcelona e do Manchester United para os outros times do mundo é imensa. Não dá para comparar, é até covardia. Talvez, o Real Madri e o Manchester City equilibrem em um ou outro jogo, mas no geral, estes times são muito superiores em elenco, técnica, conjunto e treinador.
Quero ver quem vai conseguir parar esta máquina chamada Barcelona! O time que joga o futebol mais impresionante do mundo e o que faz as melhores inovações táticas....
Difícil, muito difícil......

2 comentários:

  1. eu nao duvido de o santos ganhar o mundial, sabemos que o mundial, é imensamente valorizado pelos sul americanos, ja para os clubes europeus,a champions league é o topo maximo e o mundial é segundo plano. ate acho, que por uma certa arrogancia, prepotencia dos europeus. imagino assim, o jogador sul americano pensa, vamos dar o sangue, estaremos jogando contra os maiores astros do futebol mundial, e o europeu pensa, vamos la jogar contra aquele, qual o mesmo nome??? ah, o santos, o sao paulo, o boca.. é esse o nome ne??
    mas eles esquecem que sao os sul americanos, que sempre enriqueceram o futebol deles, ja demos muitos astros do futebol para os times deles.
    como o presidente da fifa ja disse uma vez uns anos atras, brasileiros e argentinos sao os invasores, porque infestam a europa de bons jogadores, nao falo so do brasil, mas da america em geral. mas, essa é uma questão para outra ocasiao, que gera um debate grande e interessante.

    mas voltando ao assunto,
    gostaria muito de ver o barcelona jogando com a seriedade que jogou a final contra o manchester na champions, provavelmente o santos perde se acontecer, mas o santos é um time que se tem neymar e ganso inspirados, vira um time poderoso, e se acontecer do barcelona inspirado e o santos inspirado, acredito que pode ser um jogo de muito gols, como o ultimo santos x flamengo, vai ser um jogo otimo de assistir.

    aposto num barcelona 5 x 3 santos.

    abraços..
    rex

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser que o Santos ganhe, mas jogando deste jeito que está jogando acho difícil.

    O time do Barcelona tem mais conjunto, mais preparo físico e mais técnico. Tomara que eu esteja errado, mas está pintando uma goleada.....

    Abraços,

    Helio

    ResponderExcluir