quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Vasco perde na Sulamericana e está eliminado

Como eu havia previsto aqui no blog, o Vasco teve muitas dificuldades no jogo contra a Universidad do Chile (La U) ontem.

O time brasileiro até que fez um bom 1º tempo, equilibrado, marcando em cima e indo ao ataque.
Infelizmente, em uma falha terrível da defesa vascaína, tomou o 1º gol e, a partir daí, a coisa desandou.

Não dá para aceitar um erro tão básico de marcação. Não adianta o comentarista do SPORTV (o Lofredo) querer encobrir o erro falando que era difícil tirar a bola. Não concordo, não era. 

A defesa marcou a BOLA e não os 3 jogadores da La U que estavam na área.

Quando houve o rebote do goleiro, a defesa estava toda embolada no meio da área e os jogadores da La U estavam um pouco mais recuados e espalhados na área. A dúvida que fiquei foi: Cadê o Dedé no lance?

No 2º tempo o time voltou pior. Não fez nada de bom, não criou, não marcou, andou em campo, enfim, foi totalmente dominado pelo time chileno e pior, perdeu a cabeça e o controle emocional no jogo.
Para se ter uma ideia, teve um momento do jogo que o Dedé (tido como o melhor zagueiro do Brasil) foi ao ataque tentar driblar o zagueiro adversário.... Será que ele pensou que era atacante porque saiu da defesa em um lance normal e tentou partir para cima dos adversários. Se fosse para fazer isso, era melhor ter tirado-o de campo e colocado alguém da função (um atacante ou um meia)..... Cadê o esquema de jogo? Será que  o time nunca treinou posicionamento tática quando fica com 10 em campo?

Assim não dá para dizer que o time é um dos melhores do Brasil. 
Fágner se envolveu em um lance estranho. Para mim, foi expulso injustamente já que ele não teve a intenção de dar a cotovelada no atacante chileno como o juiz afirmou.

A meu ver, ele estava protegendo a bola e sofreu falta do atacante que estava trombando com ele. O seu movimento de braço não foi feito com o intuito de agredir o adversário, mas sim um reflexo momentâneo do corpo. Repito, ele não deu a cotovelada!

De toda forma, o Cristovão mexeu mal no time (de novo) já que com o Vasco perdendo e precisando de 1 gol para levar a decisão para os pênaltis, ele tirou o Diego Souza e colocou um volante em campo! 
O time já vinha mal e ele ainda tira um meia-atacante que tem poder ofensivo para colocar um que é bem defensivo?
Que jogo ele estava vendo? 

Não que o Diego Souza estivesse fazendo uma boa partida, pois não estava! Esse foi mais um jogo decisivo que o jogador se omitiu em campo quando sua equipe mais precisava dele e olhe que o time chileno nem o estava marcando individualmente! 
Mas o erro da substituição foi colocar um volante em campo. Na minha opinião, pelo momento da partida, o Cristovão tinha que ter ido para cima colocando um atacante ou um outro meia ofensivo.

Tanto estou certo que mesmo com essa substituição defensiva, o Vasco levou o 2º gol e não fez nada, repito, NADA que levasse perigo ao gol da La U. O time não tinha criatividade e nem poder de fogo.

Eu já disse aqui que acho legal essa aposta do Vasco no Critovão já que seu treinador teve um problema de saúde e não seria justo contratar outro apenas temporariamente, mas convenhamos, treinador é trerinador e interino é interino. O Cristovão é um bom interino já que ele não vê o jogo direito, erra nas substituições e não consegue reverter o quadro das partidas desfavoráveis. Eu já havia visto erros desse tipo no jogo contra o Santos (outro jogo decisivo que o Vasco jogou mal).

Em resumo, faltou experiência técnica para o time, faltou alguém para orientar melhor o posicionamento dos jogadores em campo, faltou calma e principalmente, malícia!

Pena, o Vasco que disputava TUDO corre o risco de acabar ficando sem NADA.....

Domingo o bicho pega!

Nenhum comentário:

Postar um comentário