quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desta vez não teve zebra. Barcelona x Santos na final do Mundial!

O Barcelona jogou tranquilo e venceu por 4 x 0 o Al-Saad do Catar e se classificou para a final do Mundial de Clubes contra o Santos.
Na verdade, a postura utilizada pelo Barcelona hoje, é a que achei que o Santos deveria ter tido ontem. Marcar o adversário em cima, anulá-lo sem dar chances ao azar. Jogar como time grande.

Não dá para discutir as diferenças nos estilos de jogo. Os sistemas táticos também diferem. Um (Santos) atua de maneira mais conservadora em um esquema 4-4-2 ou um 4-3-3 e o Barcelona varia de esquema de acordo com o adversário e com o momento da partida. Às vezes, o Barça começa o jogo no 4-3-3, durante o jogo muda para 3-4-3 e até um mais ousada 2-5-3! Isso mesmo, 2 na defesa, 5 no meio e 3 no ataque.

O que impressiona nesse time espanhol não são os placares obtidos em suas vitórias já que 3 x 0, 4 x 0, 4 x 1 são muito comuns e sim, a forma como eles são obtidos.
Hoje, por exemplo, quantos chutes a gol o time do catar deu? Quantas chances foram criadas?

O Barcelona praticamente "alugou" o campo de jogo do adversário e postou toda sua equipe por ali.
O legal de assistir seus jogos é a movimentação constante de TODOS os seus jogadores. Ora o Messi está no meio, ora na direita, ora na esquerda, assim como Xavi, Iniesta, Pedro, etc... Até o Piqué entra na dança e por diversas vezes vai ao ataque e se posiciona como atacante.

Nesta semifinal, o Barcelona entrou com um time misto e poupou vários titulares, principalmente Piqué e Daniel Alves (Curiosamente os 2 jogadores que jogam pelo lado do campo que joga o Neymar). Coincidência ou medo de perder um excelente jogador pelo setor?

Vale ressaltar que não dá para levar este resultado de hoje do Barcelona em consideração. O time do catar é muito ruim tanto quanto o time da Nova Zelândia. São times de nível bem amador e não tenho dúvida que o Duque de Caxias (rebaixado para a Série C do Brasileiro) enfrentaria-os de igual para igual. Então, o Santos, como o Léo disse, não pode ter medo.

Santos x Barcelona é a final que todos esperavam e toda a imprensa mundial quer ver o duelo Messi x Neymar.

É muito fácil dizer que o Barcelona é favorito. Eu também acho isso, mas temos que analisar o que cada time pode oferecer de perigo ao time catalão.

O Santos tem sim chances reais de levar a taça. Eu já disse aqui que quem tem Neymar, Ganso, Elano, Arouca e Danilo pode levar perigo a qualquer time do mundo.
As bolas paradas podem ser o diferencial do time e se estes jogadores acima descritos estiverem em um bom dia, a partida tem tudo para ser histórica.

Acho que o Santos está em uma posição confortável já que todo mundo espera que o time leve uma surra do Barcelona. Ou seja, se vencer ou levar a decisão para os pênaltis, será um feito muito importante para o clube. Quem tem conseguido parar este time espanhol atualmente?
Assim sendo, o time não corre perigo. Não é ele que tem a responsabilidade de mostrar ao mundo que é realmente o melhor time da atualidade. Só tem que jogar tranquilo, leve e solto como sempre jogou e sempre ganhou tudo que disputou..... Será que dá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário