sábado, 10 de dezembro de 2011

Alternativas para o Santos encarar o Barcelona no Mundial de Clubes

Quem assistiu ao jogo Real Madri x Barcelona teve a oportunidade de ver mais uma aula de futebol do time catalão.

Não adianta eu vir aqui e ficar escrevendo o que todos os veículos de comunicação estão escrevendo (ou já escreveram) porque iria chover no molhado.

Quem lê meu blog, vem atrás das críticas e das sugestões que posso dar sobre o esquema de jogo, sobre escalações, etc.

Portanto, vamos à análise do clássico espanhol e o que o Santos pode fazer para tentar parar o Barcelona.
  1. O Real Madri comandou o jogo quando pressionou a saída de bola do Barça. A marcação pressão no campo ofensivo foi produtiva e complicou demais até a tão famosa posse de bola do barça que, por várias vezes, se enrolou (literalmente) no jogo. Esta, com certeza, terá que ser uma postura do time santista durante o jogo. O problema será adotá-la durante os 90 minutos. Tem fôlego sobrando para isso?
  2. Eu gosto e sou fã de técnico que vê o jogo e muda a maneira de jogar do time buscando a solução. O Guardiola, hoje, deu uma aula de conceito futebolístico já que mudou o posicionamento do Daniel Alves colocando-o mais avançado pela direita, puxou o Puyol para marcar o Cristiano Ronaldo pela direita e pôs o Piqué na sobra. Isso tudo aos 25 minutos de jogo. Desta forma o Barcelona anulou o ataque madrilista e se ajustou em campo. Esta formação do Barça é ideal para o Santos jogar já que o Neymar tem mais velocidade, mobilidade e habilidade que o português e vai, sem sombra de dúvida, deitar e rolar para cima do Puyol que é bem pesado. Partindo com a bola dominada, será difícil o Piqué pará-lo na cobertura e, inevitavelmente, tomará cartão amarelo cedo por fazer faltas mais duras.
  3. O Real Madri atacou pouco pelo seu lado direito. Achei um erro grave do Mourinho que colocou Fábio Coentrão (canhoto) para jogar na lateral direita e não pôs ninguém para ajudálo no ataque pelo setor. O Barcelona tem Abidal por ali que já não tem o mesmo fôlego de antes e não tem mais a mesma força defensiva. Se o Santos utilizar o Danilo avançado neste lado com o Elano um pouco mais recuado ajudando-o por ali, dá para fazer estragos no setor e criar algumas oportunidades de gol.
  4. Nas poucas chances que o Real Madri teve de cruzar bola na área do Barcelona, foi um Deus nos Acuda. O Santos terá que MURICYZAR um pouco sua forma de jogar. Eu já disse aqui neste blog que as bolas aéreas na defesa do Barcelona são uma festa. O Santos, sempre que tiver a oportunidade, terá que cruzar as bolas para buscar o gol. Anotem aí, esta forma de jogar é a ideal para Alan Kardec! Acreditem, pode ser uma alternativa muito interessante.
Deu para perceber que quando é atacado, o Barcelona sofre para conseguir criar as jogadas, mas será fundamental para o Santos manter a marcação forte na sua defesa. No 2º tempo do jogo, Lass Diarra cansou na perseguição ao Messi e ele, inteligentemente recuado pelo Guardiola, deitou e rolou em cima de Khedira (substituto do Diarra). Assim sendo, quem o Muricy vai colocar para pegá-lo campo inteiro? Se o escolhido for o Henrique, quem vai cobrir o miola da zaga? Arouca?

A minha sugestão é tirar o Borges (eu já disse isso no post anterior sobre a análise do confronto) que vai receber poucas bolas e deve participar pouco do jogo e colocar o Bruno Aguiar para ficar à frente dos 2 zagueiros. Com essa formação mais firma e defensiva, é possível soltar mais o Danilo e o Elano para subirem ao ataque e ajudarem o Neymar e, o Ganso, pode chegar de trás como elemento surpresa. É fundamental armar um "ferrolho" na defesa, senão, vai ser uma sacolada!

Gostaria de fazer uma observação sobre o Kaká que mais uma vez teve uma atuação bem medíocre em campo.

Há tempos que ele não joga bem. Na verdade, eu nunca gostei do seu futebol. É um bom jogador, apenas isso. 
Suas jogadinhas são muito manjadas e ele tem pouca efetividade ofensiva e defensiva.

A sua grande fase no Milan aconteceu em ENORME parte devido às atuações de Gattuso e Pirlo no meio de campo que corriam e marcavam por ele e, a um certo jogador chamado Paolo Maldini que coordenava a defesa do time milanista. 
Fácil jogar assim, não acham??
O time todo correndo e marcando para você........ 
Hoje, ele entrou em campo e foi mais um zero à esquerda.. E o pior é que tem gente que ainda o quer na seleção brasileira... Meu Deus, esse é o nível do futebol brasileiro!!!

Em resumo, na minha opinião, o Barcelona é franco favorito ao título do Mundial de Clubes e o Santos, se quiser vencer, terá que jogar de maneira muito humilde, consciente e concentrada, senão, corre o risco de tomar uma goleada histórica.

Se o Muricy inventar de colocar Pará na lateral, preparem-se para o show do Barcelona. E depois não me venham falar que não avisei....

Nenhum comentário:

Postar um comentário