terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que o Tite não está na lista dos melhores do Brasileiro?

Vai entender os critérios que a CBF e a Globo adotam para escolher os melhores do campeonato brasileiro.

Como um treinador que tem um time bem mediano nas mãos, consegue mantê-lo na liderança pelo maior número de rodadas e consegue fazê-lo campeão NÃO figura entre os melhores treinadores do campeonato?
Qual o critério adotado nessa seleção?

Se ele, com o elenco que tem, conseguiu superar todos os outros e mesmo assim não foi o melhor, então quem foi?

Eu já cansei de falar aqui no blog sobre a limitação do time do Corinthians. Acho-o o pior campeão do milênio.
E isso é algum problema? Claro que não! 

Na verdade, só valoriza a conquista do Tite e o põe, sem sombra de dúvida, como o melhor treinador do campeonato.

O engraçado é que como ele não figura na lista, dá mais brecha ainda para falarem que o campeonato foi armado. Essa CBF é tão burra que nem se atentou para esse detalhe.

Eu justifico minha crítica por essa omissão, pois, na minha opinião, o Tite conseguiu dar padrão de jogo ao time, velocidade e marcação. O Corinthians marcava seus adversários no campo de ataque e sempre imprimia muita velocidade pelos lados do campo.

Ele também conseguiu, com competência, mudar o jeito de jogar do jovem atacante William. No Figueirense, o jogador era mais de área, mais ofensivo mesmo. 
No Corinthians, devido a sua enorme mobilidade e fôlego, voltava mais para ajudar a defesa e a compor o meio de campo. 
Desta forma, o Corinthians sempre parecia ter um a mais em campo por que o William participava constantemente das jogadas ofensivas e defensivas. Mérito de quem? Quem viu essas características no jogador e definiu e treinou o esquema tático a ser adotado nos jogos?

Não desmereço as indicações e a escolha do Ricardo Gomes. Acho que ele também fez um ótimo trabalho no Vasco (eu mesmo fui um dos poucos que defendeu sua contratação pelo time carioca quando o mundo o criticava), mas  o trabalho do Tite, no meu ponto de vista, foi mais completo e mais consistente, tanto, que foi o campeão brasileiro. Só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário