quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Santos joga para o gasto e está na final do Mundial de Clubes

O Santos venceu o Kashiwa Reysol por 3 x 1 e se classificou para a final do mundial de clubes de 2011.

Não gostei do time brasileiro nesta partida. Achei-o lento, com marcação frouxa e bastante previsível nas suas ações.

Para se ter uma ideia, o Kashiwa teve mais posse de bola durante a partida toda e jogou praticamente o tempo todo no campo santista. Para um time que pensa em ser campeão mundial essas são atitudes que jamais poderia ter.

Claro que a fragilidade do oponente ajudou a ter essa postura em campo e o fato de ter feito 2 gols com bastante facilidade contribuiram mais ainda, mas o time poderia ter aproveitado essa fragilidade adversária para impor seu jogo, marcar pressão e encurralá-lo em seu campo.

Pelo lado do time japonês, o Sakai teve ótima atuação ofensiva e chegou por diversas vezes na linha de fundo santista. O time do Kashiwa jogou com o Leandro Domingues encostando no Sakai pelo lado direito e fazendo o 2 a 1 em cima do Durval. 
O erro santista foi que nenhum volante encostou para ajudar o Durval já que o Arouca ficava mais à frente da zaga no meio e o Henrique perdido querendo dar uma de armador.
Na defesa, Nelsinho Batista colocou um dos volantes para cobrir a "avenida" que ficava nas costas do Sakai e isso dificultou um pouco as ações com Neymar por aquele setor.

Já pelo Santos, Elano andou em campo e claramente se poupou evitando corridas mais bruscas e divididas mais fortes. Isso contribuiu para que o meio de campo santista ficasse bem fragilizado sem apoio no ataque e sem marcação no meio.
Ganso se preocupou mais em dar driblezinhos e chapeuzinhos no meio de campo do que jogar fácil, tabelar e criar no ataque. Quando o fez, saíram os gols ou as jogadas mais perigosas do time e quando não, dava o contra-ataque para o time japonês.

Agora, quero ver alguém reclamar do que eu havia escrito aqui em um post anterior que o Borges não iria pegar na bola contra o Barcelona.

Quantas vezes ele pegou na bola no jogo contra o Kashiwa Reysol? 
Tudo bem que fez um gol de oportunismo, mas ele não participa do jogo, não corre, não volta para marcar, não encosta nos meias..... Enfim, ele fica só na banheira esperando a bola para fazer o gol.

O time, na verdade, atua com 1 a menos o jogo todo. Eu acho que o Muricy poderia utilizá-lo de uma maneira mais produtiva ao time entrando no decorrer da partida.

Minha sugestão é entrar com o Elano mais avançado no ataque junto com o Neymar e entrar com mais um homem no meio de campo ou na zaga (pode escolher entre o Bruno Aguiar ou o Ibson). Desta forma, o time fica mais congestionado no meio de campo e ganha velocidade e mobilidade nos contra-ataques com Neymar, Ganso, Elano e Danilo (mais solto).

De toda forma, foi uma boa vitória (com sustos, é verdade), mas para uma estreia está de bom tamanho e o sonho do Tri Mundial continua vivo.

Se dá para acreditar? Claro que dá. 
Um time que conta com Neymar, Ganso, Elano, Arouca e Danilo tem que sonhar alto. Se eles jogarem bem, o Santos consegue encarar qualquer adversário de igual para igual em qualquer lugar do mundo. Só que precisará corrigir suas falhas defensivas e é aí é que mora o perigo......

Nenhum comentário:

Postar um comentário