segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Burricy????

Perder uma final de Mundial para um time como o Barcelona não é demérito nenhum. Se fosse 1 x 0, 4 x 0 ou 7 x 0, seria a mesma coisa.
O Barcelona atual é comparável ao Santos de Pelé. Joga bonito, encanta e destrói os adversários sem dó nem piedade.

O problema está na FORMA que foi essa derrota já que o Muricy abdicou do Brasileirão desde Julho, ou seja, abriu mão de disputar (e provavelmente ganhar) o Brasileirão para se preparar para jogar o Mundial contra o melhor time do mundo da atualidade e, justo na partida mais importante, a final, arma um time que NUNCA jogou e treinou junto?

Para com isso! Assim não dá. Não vi ninguém da mídia nacional criticar essa postura do treinador.

O esquema com 3 zagueiros era sim para ser adotado (eu coloquei isso em um post anterior), mas não da forma como ele armou.

Não dá para jogar com um zagueiro na lateral para marcar os pontas do Barcelona. O certo era manter o Danilo na lateral direita já que com ele, o time ganhou mais consistência tanto ofensiva como defensiva. Era só fazer uma linha com 3 zagueiros, uma linha de 4 à frente, 1 meia criativo (Ganso) mais adiantado e 2 atacantes (ou 1 atacante só e 2 meias rápidos).

Colocar o Danilo no meio sem treinar é um absurdo! Ele ficou perdido em campo e não sabia onde se posicionar nem quem deveria marcar e nem para onde correr quando o time tinha a posse de bola.

Então, o time perdeu a defesa, o meio de campo e qualquer esperança de vitória. Parabéns Muricy, você mostrou que é um treinador nota 10 (por que ganhou 4 Brasileiros) e o Guardiola é 9 já que não ganhou nenhum!

Agora eu pergunto: Você abdicar de disputar um campeonato com tanta antecedência e apresentar tantos erros e tantas falhas como o Santos apresentou não é uma coisa grotesca?

O Muricy ganha R$700 mil por mês para vir a público apresentar uma justificativa que o Barcelona é imbatível e que o Neymar ainda está em  formação...... Não é ridículo?
Não concordo com nenhuma das justificativas já que o que ele ganha era para, no mínimo, apresentar alguma postura tática e tentar algo diferente do que já sabíamos.

Eu venho falando, desde a Libertadores, que o Santos não marca ninguém. O time deixa o adversário jogar, não dá combate, não tenta tomar a bola. 
Ficar cercando o adversário é se desgastar no campo já que você fica correndo de um lado para outro atrás da bola. 

A diferença de treinador se deu nos treinamentos dos times também. 
Enquanto o Santos ficava se apresentando para o público e para a imprensa com roda de bobinho e treinamentos de bola parada, o Barcelona (que foi taxado de mal educado) fechou os treinamentos e focou no esquema tático.
Esse erro cometido pelo Santos não é novo...... Ou alguém aí se esqueceu da Copa de 2006 e da ZONA que eram os treinamentos?

E quando eu digo que nossos treinadores são fracos? Alguém ainda tem coragem de discordar de mim? O Muricy é um dos nossos TOP e olha só o que ele aprontou........

O que eu fico PUTO é quando eu vejo um treinador que é muito bem remunerado dar desculpas esfarrapados sem conseguir achar uma solução (ou tentar uma). 

Se o Muricy sabia que o Barcelona era imbatível, por que abriu mão do Brasileiro?
Não era mais fácil adotar um esquema desde Julho e treiná-lo exaustivamente para tentar anular as jogadas do Barça?

Por que não congestionar o meio de campo? Treinar marcação pressão, marcação individual, etc.... 

Falar que nenhum time do Brasil joga como o Barcelona e por isso não tinha como treinar o time é, no mínimo, achar que aqui no Brasil só tem retardado!

Você pode sim treinar a SUA POSTURA tática em campo, entrosar o time, adotar uma estratégia alternativa já que tem uns 4 ou 5 meses para deixar tudo funcionando.

Na verdade, tenho me decepcionado há um tempo com o Muricy. Eu tenho o achado meio preguiçoso e um treinador que foca a mídia.

Ele se preocupa demais com o que a imprensa vai falar dele ou do time. Isso, para mim, é coisa de treinador midiático e não de um TOP de linha.

Quer aparecer, que vá fazer novela ou seriado. Se quer trabalhar, que apresente soluções e resultados.

Repito aqui, achei burrice o que o Muricy fez e como armou o time. Não gostei dele ter abdicado de um campeonato para jogar um outro. Eu sempre o critiquei por essa atitude pequena e mesquinha.

Time grande joga para ganhar tudo e não tem essa de ficar 5 meses se poupando. Poupa-se os jogadores perto do Mundial, jamais desde julho, pois o time ficou sem ritmo de jogo e sem entrosamento.

2 comentários:

  1. Helio mas isso é padrão do Muricy, ele em 2007 ganhou o primeiro jogo contra o grêmio na semi da libertadores. Daí passou uma semana treinando um time pro jogo da volta, chegou na hora de começar o jogo a escalação era totalmente escrota. Resultado, SPFC eliminado sem dar um chute a gol.

    ResponderExcluir
  2. Rafhael,

    O pior é que vc já havia me alertado sobre ele....
    Agora entendo por que vc é contra ele voltar ao São Paulo mesmo sendo tricampeão brasileiro.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir