segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Humilhação? Por que?

Tenho lido várias notícias nos jornais esportivos em geral e em todos há menção à humilhação do Barcelona sobre o Santos.
Humilhação? Por que?

Não foi o Real Madri que outro dia tomou de 5 para esse mesmo Barcelona?
Não foi o Manchester United que tomou um 3 x 1 na final da Champions e viu o time espanhol também deitar e rolar em campo?

Isso, para mim, não é humilhação. 

Humilhação é perder para times de "enorme" tradição como Tolima em fase preliminar de torneios importantes.

Humilhação é levar de 4 x 0, em casa, para um "desconhecido" Universidad do Chile que nunca em sua história havia ganho um título sequer fora do seu país.

A crítica que faço a essa derrota do Santos foi pelo fato do time não "agredir" o adversário e deixá-lo tocar a bola de um lado para outro sempre com um jogador livre. O time do Santos não lutou, não brigou e parecia que entrara em campo ciente de que seria derrotado.

Não concordo quando se fala em humilhação. 
Quando que ser derrotado pelo melhor time do mundo e que tem encantado a todos com seu futebol é uma coisa humilhante?

2 comentários:

  1. santos foi humilhado sim, manchester tbm foi humilhado, real madrid é constantemente humilhado, tolima humilhou o corinthians, U.chile humilhou o flamengo.

    e uma observacao sobre o desconhecido U.chile, apenas uma opiniao minha, U.chile é o melhor time da america do sul no momento. tao jogando bonito, com raça,com muita coletividade e foram campeoes com muito merecimento. e nao é de hoje que tao jogando bem, ja faz um tempo.

    mas enfim, m.united, real madrid, corinthians, flamengo, e tambem o santos, foram humilhados.

    e outra observaçao, o santos nao agrediu, nao por causa do esquema do murici, nao agrediu, porque o barcelona nao deu vacilo, barcelona fez uma partida perfeita, mostrou pro mundo que é realmente o melhor time do mundo, e a posse de bola de 70 e poucos por cento, provam que eles nao deram chances pro santos fazer qualquer jogada de perigo real, alias, vc sabe bem, que essa posse de bola de 70% é uma media que o barcelona tem por jogo. na semana passada, a posse de bola contra o real madrid em determinado momento do jogo era de mais de 70% tambem.

    e a posse de bola é uma arma letal pro adversario. porque desses mais ou menos 30% de posse de bola do adversario, nem 5% se torna perigo real de gol, na maior parte do tempo essa posse de bola é o adversario tentando sair da marcaçao sobre pressao que o barcelona impoe. é complicado. o time fica anulado e o neymar ficou anulado em campo, porque os seus companheiros de equipe nao tinham como fazer a ligaçao do jogo com ele.
    eu sei que vc, como santista, acreditava num milagre, e possiveis teorias para desbancar o melhor time do mundo, mas, ao mesmo tempo, quem acompanha o barcelona, e vc acompanha, sendo realista, sabia que as chances de tomar a goleada eram grandes, seja la qual esquema seria usado.

    o barcelona tem humilhado todo mundo, e nao acho que vai ser diferente em 2012, 2013..

    e se o melhor time da america do sul, o U.chile pegasse o barcelona no lugar do santos, seria tambem humilhado..

    é a realidade atual, nao tem time que aguenta o barcelona quando se faz uma partida com muita vontade de ganhar e com perfeição, como a de domingo.

    foi um verdadeiro massacre e nao saiu 6,7 ou 8, porque a trave, o goleiro, e talvez os "santos" do santos heheh, ajudaram em certos momentos.

    abs.
    rex

    ResponderExcluir
  2. Oi Rex,

    Não acho que o fato de ter 70% de posse de bola signifique que o Barcelona humilhou o adversário.
    Eles jogaram fácil contra todos os times que você citou, disso não tenho dúvida, mas a dúvida que fica é por que o Santos não agrediu na marcação?
    Ficar marcando zona é a PIOR das estratégias até por que você fica zanzando de um lado para outro se desgastando igual barata tonta.

    Mas claro, não desmereço em hipótese nenhuma o título deles. Muito pelo contrário.

    Já sobre a La U, concordo com você. O futebol apresentado pela equipe é do mais alto nível. O time joga compactado, ataca com vários jogadores e se defende com mais ainda.
    Você não está vendo nenhuma semelhança com o Barcelona não?
    A melhor coisa é que o time, individualmente, é bem comum. Assim sendo, eles são a mostra que nossos treinadores são ruins, pois com um time comum é possível se jogar bonito, para frente e ofensivo. Basta treinamento, conjunto e esquema tático definido.

    O problema dos times brasileiros é técnico. Não vejo nenhum buscando uma solução para seu time. Hoje, é mais fácil jogar a culpa no juiz ou no jogador do que assumir a responsabilidade.
    Veja só o Muricy, fez um baita erro grotesco de conceito futebolístico e ninguém o critica veementemente.

    O futebol moderno é rápido, de movimentação constante dos jogadores e exige que TODOS os jogadores saibam jogar, ou seja, TODOS saibam passar a bola, TODOS se desloquem para receber a bola, TODOS saibam marcar, TODOS saibam chutar a gol.
    Agora, imagine só o Edu Dracena tendo que tabelar com algum jogador ou um Fernando Bob ou quem sabe um Leandro Euzébio.....
    Assim, fica mais fácil de marcar os times que eles jogam já que são inúteis ofensivamente falando.

    Concordo com quase tudo que você falou menos com relação a humilhação.... Se você ver o jogo novamente, o Santos perdeu algumas chances antes de sofrer o 2º gol, o problema foi que errou o último passe e a jogada ficou errada. Mas veja que tinha jogador livre e pronto para finalizar....

    De toda forma, eu, você e todos que curtem futebol estamos dislumbrados com o futebol da máquina espanhola e o melhor de tudo é que eles mostram ao mundo que é possível ser ofensivo com marcação forte.
    Ou seja, não precisa abrir mão de jogadores de qualidade para jogar com brucutus defensivos que só sabem bater e não produzem nada ao time......

    Abraços!!!

    ResponderExcluir