sábado, 24 de setembro de 2011

Muricy erra na escalação e Santos perde em casa

O Santos perdeu hoje, em casa, do Figueirense por 3 x 2 e a maior parte da culpa por este resultado vem do seu treinador. Trata-se de uma derrota bem amarga e muito parecida com a sofrida contra o Coritiba também na Vila Belmiro.

Como fazer para se proteger quando você tem uma defesa bem pesada com 2 laterais que sobem muito ao ataque e vai enfrentar um time que esbanja velocidade do meio de campo para frente?

Fácil, designa um volante bem marcador e com mobilidade para dar o suporte que os zagueiros (pesados) necessitarão. E o que o Muricy fez de errado então?

Tirou Adriano e manteve Ibson em campo. Este, a meu ver, foi o grande erro cometido por Muricy Ramalho já que o Ibson corre, corre, corre e não chega em lugar nenhum, não tem chute forte nem marcação pesada, não chuta bem ao gol e não tem o costume de fazê-lo. Para que sair jogando com ele em um jogo vital para as ambições do time no campeonato? Se o meio de campo fosse Adriano, Arouca, Henrique e Felipe Anderson, a história poderia ser bem diferente já que o Santos jogou com 1 a menos desde o início (por causa do Ibson).

No decorrer do jogo, Muricy errou de novo já que tirou o único jogador que poderia dar um toque de criatividade ao time (Felipe Anderson) e colocou Pará no seu lugar. Ou seja, o meio de campo passou a ter um monte de jogador que não sabia armar. Cadê a criatividade do time?

Eu te digo, estava no banco de reservas e se chama Tiago Alves. Um jogador que tem características semelhantes ao do Neymar e é agudo e atrevido. Estas características faltaram demais ao time do Santos hoje e o Muricy errou (mais uma vez) ao colocá-lo apenas nos minutos finais do jogo.

O que estou falando não é uma crítica direcionada ao treinador santista não. Ele já acertou em várias oportunidades à frente do Santos, mas às vezes, erra-se feio mesmo e hoje foi o caso, e dava para não errar tanto se ele tivesse informações mais precisas sobre o Figueirense. Poxa, a grande sacada deste time de Santa Catarina tem sido a velocidade ao longo de todo o campeonato. Ele não sabia disto? Por que para escalar mal deste jeito acho que não sabia....

Esta derrota deixa o time santista em situação crítica na briga pelo título do campeonato, situação esta que já não era das melhores. E agora, como vai ser de Outubro para frente? Preparação para o Mundial apenas?

Acho que o Muricy deveria começar a observar a molecada. Tem muita gente boa que não vem tendo oportunidade. Em vez de escalar (ou colocar no banco) Ibson e Diogo, por exemplo, ele devia dar uma chance ao Tiago Alves, Dimba e mais chances ao Felipe Anderson já que no ano que vem o time deve perder jogadores importantes como Neymar e cia....

Nenhum comentário:

Postar um comentário