segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Djokovic despacha Nadal e é Campeão do US Open de Tênis 2011

Novak Djokovic detonou com Rafael Nadal na final do US OPEN 2011.

O jogo, na verdade, foi mais uma aula de tênis já que foi disputado em altíssimo nível.
Os 2 são, indiscutivelmente, os melhores tenistas da atualidade e estão muito à frente dos demais, inclusive do Federer.

Quem poderia imaginar que em pouco mais de 6 ou 7 anos o tênis fosse mudar tanto seu estilo e forma de jogar.
Sério, assistam aos jogos dos 2 finalistas e vejam quantas bolas são batidas com extrema violência e precisão.
Hoje, o físico prevalece demais. A força muscular, a batida mais forte na bola, a pancada no saque fazem uma diferença gigantesca na conversão dos pontos.
Comparem com os jogos de 7 anos atrás. Notem a diferença na velocidade da bola e na força imposta no jogo.
Antigamente, o jogo era mais plástico, os movimentos e as batidas mais leves e lentas..... Hoje, força física e rapidez são essenciais.

Não dá para comparar o tênis que eles jogam ao de Thomaz Bellucci (melhor brasileiro ranqueado na ATP), por exemplo. É outro nível, é outro mundo. Imaginar a vitória do brasileiro em um confronto contra um deles é sonhar alto demais.

Falando um pouco mais do jogo em si, Djoko não deu chances a Nadal. Desde o 1º set foi ao ataque e pressionou o espanhol que ficou, por vezes, acuado no fundo da quadra.
Mesmo quando recebia os saques, Djoko procurou o ataque com devoluções agressivas e no canto da quadra, tirando Nadal do seu ponto de conforto.

Nadal e Federer terão que mudar sua forma de jogar quando enfrentam o sérvio porque está ficando cada vez mais fácil de vencê-los.
Federer parece ter encontrado uma maneira de equilibrar o jogo, mas pecou feio quando tinha o saque a favor para fechar o jogo com duplo match point na semifinal.
Talvez na próxima.......

Quem será capaz de vencê-lo? Do jeito que a coisa anda, está difícil encontrar alguém à sua altura.

Parabéns Djokovic, Campeão do US OPEN 2011!!!

Um comentário:

  1. Helio.

    assisti os dois jogos tanto do Djoko vs Federer e Djoko vs Nadal.

    Sinceramente o Jogo do Djokoi com Federer Foi ótimo o Federer estava ganhado por 2 sets a Zero e como voce disse a força fisica o venceu e tomou a virada do Djoko que finalizou por 3 sets a 2.

    Acredito que se a Final fosse Sjoko contra Federer o jogo iria para o quinto set sem duvida. ainda acho que o mais proximo de vencer o Sérvio é sim O Suiço sem duvida.

    Nadal que cheogou a ser citado como o melhor de todos os tempos estava fisicamente mais inteiro no jogo mas teçnicamente muito abaixo do Djoko.

    Este é um esporte muito gostoso de assistir quando se tem 2 tenistas de alto nivel em quadra e que dificilemnte existe zebras pois depende unica e exclusivamente deles e nao dos arbitros e etc...

    Podemos tirar por exemplo as finais e as semifinais do torneio, deu a logica entre qual dos tres iria ser o campeao.

    Forte Abraço

    ResponderExcluir