sábado, 24 de setembro de 2011

Flamengo vira no final e vence após 10 jogos. A culpa era só do Luxemburgo?

O Flamengo, sem Ronaldinho Gaúcho, voltou a vencer no Brasileirão após 10 jogos.

Depois de muito zumzumzum da imprensa sobre o Luxemburgo, pergunto se a culpa pela má fase era SÓ dele mesmo. Era?

Como um time que ganha o Campeonato Carioca de forma invicta, fica quase que todo o 1º turno sem perder, se mantém entre os líderes e almejando o título da competição desaprende a jogar tão repentinamente?

Quer dizer que o treinador era bom e de repente ficou ruim? Fácil pensar isso, não acham?

Quero deixar bem claro que acho que o Luxemburgo tem vários defeitos e que não sabe armar as defesas do seus times, mas convenhamos, ele não pode ser responsabilizado SOZINHO pelo mal momento do time.

Alguns vão vir aqui e falar que o Flamengo toma muitos gols de cabeça. Certo, concordo, mas qual time do Luxemburgo não tomava muitos gols de cabeça?

Pensem um pouco, Palmeiras de 1993, 94 e 96, Cruzeiro de 2003, Santos de 2004, 2006 e 2007, TODOS, sem exceção, tomavam vários gols desta forma, ou seja, este é um defeito histórico do treinador e, talvez, ele nunca aprenda a lidar com isso, mas seus times sempre compensaram este problema com bom toque de bola, jogando futebol ofensivo e o meio de campo sendo sempre muito rápido e criativo.

Quando eu escrevi aqui neste blog falando que as firulas do Ronaldinho Gaúcho estavam sendo inúteis, recebi algumas críticas. Respeito-as, mas aonde isto tudo está levando o time? Acho que ele poderia usar o artifício do drible para ser mais objetivo e mais perto da área para fazer ainda mais gols. Não no meio de campo ou na lateral que não vai levar nada a lugar nenhum.

Hoje, por exemplo, o Flamengo fez um 1º tempo horrível! E, se tivesse virado perdendo de 3 x 0 estaria de bom tamanho tamanha a superioridade do América/MG!!! 
Mas, após o intervalo, a equipe reagiu e mudou de postura. Claro que não jogou bem, mas voltou a vencer e isto é o que importa no momento. 
Continua vivo na briga pelo título do campeonato.....

Para entender melhor a crise que passou (ou que ainda passa) pelo clube, precisa-se procurar saber se os salários estão em dia, se não está tendo muito trânsito de empresários no CT, se a Patrícia Amorim não está usando o clube só para se promover a algum cargo eletivo no ano que vem e por aí vai. Portanto, o problema do Flamengo é mais embaixo e não culpa SÓ do treinador. Ele pode até ter sua parcela de culpa, não o isento, mas SOZINHO é que não é culpado.

Um comentário:

  1. eu desconfio que o problema do flamengo está diretamente ligado ao ultimo paragrafo que vc escreveu, ou algum problema dos jogadores com o luxemburgo. afinal, é sabido e nao é de hoje, que quando jogador quer derrubar um tecnico, eles conseguem.
    ta muito estranho, um time que vinha em ritmo de time que quer ser campeao, comecar a jogar mal do nada.
    com certeza nao é simplesmente um problema de má postura tatica feita pelo luxemburgo ou de escalaçao errada.
    acredito que o problema seja muito mais serio tambem.

    abs, rex.

    ResponderExcluir