quinta-feira, 31 de maio de 2012

Brasil vence EUA em jogo chato

O Brasil venceu os EUA, ontem, por 4 x 1 e obteve sua 2ª vitória seguida.

A partida, por vários momentos, foi bem chata de se ver e não dá para fazer uma avaliação mais rica de cada jogador.

O Oscar foi bem na partida, distribuiu o jogo, chegou ao ataque, deu opção de jogo, enfim, fez uma boa partida.
Já comecei a ouvir rumores de que ele pode ser o "10" na ausência do Ganso não só na Olimpíada mas também na Copa do Mundo com a seleção principal.
É preciso ter muita calma nessa hora. Ele jogou bem contra os EUA! 
Eu até hoje não vi uma partida destacada dele contra um rival mais forte, seja pelo Inter/RS seja pela seleção brasileira.
E olha que ele já disputou alguns grenais, clássicos pelo Brasileirão, Libertadores, etc e nos jogos mais importantes e decisivos foi bem discreto. Ou seja, jogar bem contra EUA qualquer mediano joga, quero ver mostrar capacidade de decisão, achar gol, criar jogada de efeito, cavar pênalti, fazer tabelinha, enfim, aquela jogada que muda um jogo que está enrolado em um momento crítico e em uma fase avançada de competição importante. Aí sim vou ter a certeza que ele é o tal "10" que procurávamos.

Neymar também foi bem, participou ativamente de 2 gols e criou algumas chances perdidas pelos outros (Oscar foi um deles).

O goleiro Rafael também, apesar de eu ter achado que ele poderia ter evitado o cruzamento no gol americano, na 2ª etapa pegou muito. Mostrou que é seguro e que para fazer gol nele, o atacante tem que chutar bem no canto, tirando dele mesmo. 
As 2 defesas cara a cara em sequência, no 2º tempo, foram de goleiro top de linha.

Os demais jogadores foram bem em suas funções, mas não cabe aqui ficar analisando um a um. Esses 3 tiveram maior destaque no jogo.

O amistoso valeu mais pelo resultado em si. Não sei se vale como teste já que o adversário não era tão forte. Talvez tenha valido para buscar mais entrosamento, talvez......

Agora, quem foi bem mesmo foi o Juninho Pernambucano nos comentários pelo SPORTV. Gostei das suas análises, visão de jogo e comentários. Lúcido, discreto e sem querer ficar aparecendo ou querendo criar polêmica.
Foi bem inclusive na análise dos lances polêmicos como nos 2 gols brasileiros que os jogadores estavam em posição duvidosa. Enquanto a equipe televisiva ficava querendo polemizar dizendo que estava impedido por alguns centímetros (!!!!!!) ele simplesmente falou o certo: "A recomendação da FIFA é que na dúvida dê vantagem ao ATAQUE"..... Entenderam agora por que eu disse que o Vasco foi prejudicado no 1º jogo das quartas de final da Libertadores contra o Corinthians? Não adianta vir tira-teima falar que estava impedido. A recomendação é: na dúvida, pró-ataque, pronto. então, o Sandro Meira Ricci errou de novo a favor do Corinthians e os de Costa Rica (juízes do jogo Brasil x EUA) acertaram!
Espero que ele volte a comentar mais jogos, pois precisamos de mais lucidez e comentários mais técnicos de qualidade na TV.

Um comentário:

  1. "DÚVIDA" É CONCEITO SUBJETIVO. O BANDEIRA DEVE DEIXAR SEGUIR O LANCE SE, E SOMENTE SE, ELE ESTIVER EM DÚVIDA.

    ResponderExcluir