quarta-feira, 2 de maio de 2012

Alternativas para a lateral direita do Santos

O Santos provavelmente terá problemas na sua lateral direita devido às contusões dos laterais de ofício Fucile e Crystian e, devido à suspensão do Maranhão (pelo 3º cartão amarelo).

Muricy tem várias alternativas de escalação e formação da defesa e, por isso mesmo, não vejo o time em crise nessa posição como andam falando.

Se analisarmos as características do Guarani, adversário da final do Campeonato Paulista, podemos ver que o Fabinho cai muito por esse setor. Como ele é rápido, liso e habilidoso, o ideal é que o jogador que vá ocupar o setor tenha também ótima mobilidade.
Desta forma, descarta-se a improvisação de algum zagueiro (provavelmente Bruno Rodrigo) na posição.
Então, quem estaria apto a ocupar o setor?

Vejo 2 jogadores com ótimas características técnicas e que não comprometeriam em nada o desempenho do time. Trata-se de Íbson e/ou do Anderson Carvalho.
Já cansei de falar aqui no blog que temos que parar de pensar que lateral é lateral, volante é volante ou que zagueiro é zagueiro. Jogador de futebol moderno tem que se adaptar às diversas variações de jogo e de conjunto.
Hoje, vale mais ter jogadores "coringas" e versáteis no elenco que os bitolados que só sabem jogar em uma posição.

Íbson não tem mobilidade? Não sabe marcar? Não corre o campo todo e tem bom preparo físico? Sabe atacar?
Então, por que não improvisá-lo na lateral direita nessa partida?
Seria bom também para o jogador mostrar ao clube que pode ser mais útil.....

O mesmo se aplica ao Anderson Carvalho com o ponto positivo que ele é mais marcador que o Íbson. ele também é ágil e sabe tocar bem a bola.

Se o Santos optar por escalar um dos 2 no setor, o time não perde em nada no quesito saída de jogo e ainda ganha um jogador que participa mais da partida em outros setores. A equipe continua leve e ofensiva sem comprometer a defesa.

A 3ª e última alternativa que vejo é a improvisação do Léo na direita mantendo o Juan na esquerda. Isto se deve pelo fato do Léo ser ambidestro. Desta forma, teríamos 2 laterais de ofício no time e não faríamos nenhuma improvisação mais radical, mas vale ressaltar que não sei se o Léo aguentaria correr e acompanhar o Fabinho o jogo todo. Aí é que mora o problema maior. Se ele se cansar ou tomar um baile do jogador bugrino logo de cara, o Muricy gastaria uma substituição logo de cara?

Para mim, as melhores opções são as 2 primeiras, em especial, com a entrada do Íbson na lateral direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário