sábado, 26 de maio de 2012

As falhas de Corinthians e Santos

Que os 2 times paulistas conseguiram suas classificações para a próxima fase da Libertadores no sufoco, todo mundo já sabe.

Agora, o que não dá para aceitar é toda esta supervalorização que estão fazendo em torno do clássico das semifinais da competição entre os 2 clubes.

Claro que é legal ver as 2 melhores equipes do país da atualidade disputando quem será o finalista da competição e que será o representante do país, mas elas têm alguns problemas bem graves para resolver antes de pensarem em ser campeões do torneio.

O Corinthians tem problemas de ordem técnica e o Santos de ordem tática.

Vamos começar pelo Corinthians:
O timão tem uma virtude bem interessante. Para mim, é a equipe nacional que joga o futebol mais moderno. Todos os jogadores participam ativamente da partida, todos correm, todos marcam, todos se movimentam, todos se posicionam para receber a bola. Legal. O futebol moderno exige isso mesmo e o Corinthians faz isso com competência, mas a equipe não sabe fazer gols.
É isso mesmo que vocês leram. O Corinthians tem enorme dificuldade para colocar a bola para dentro da meta adversária e não é de hoje. 
Analisando jogador a jogador, no ataque, a equipe joga constantemente com Emerson Sheik, Jorge Henrique, Liedson e Wiliam, certo? Qual destes é um matador nato?
Só o Liedson, não é mesmo? E com o Liedson em má forma física e em má fase, quem faz os gols do time?
Elton que está no banco?
Não consigo acreditar que ninguém notou esta dificuldade corintiana já que no campeonato paulista a equipe vivia ganhando seus jogos por apenas 1 x 0. E olhem que o campeonato estava recheado de equipes fracas tecnicamente.

Não foi surpresa a sua eliminação para a Ponte Preta em casa já que cria várias oportunidades, a bola ronda a área adversária e ninguém sabe o que fazer para ela entrar no gol.
Lembrem-se que mesmo fazendo 2 gols no jogo contra a Ponte, o 2º gol foi em um chute de fora da área do Alex que desviou no zagueiro potepretano e aos 45 do 2º tempo! 

E no jogo contra o Vasco? Que sufoco, não acharam? E por que?
Porque a equipe foi dominada a maior parte do tempo e quando atacou não chegou nem perto de fazer o gol. Novamente, o tento da vitória só veio nos minutos finais em um lance de bola parada. Detalhe, quem fez o gol foi seu volante......
Falta à equipe jogador de definição. Aquele que não perde gol, aquele que quando a equipe precisa "acha" o gol. 
Esse é um problema muito grave para a fase de mata-mata e não vejo como alguém ser campeão sem saber fazer gols. Anotem e me cobrem depois.

Já o Santos tem problema tático. 
O seu treinador, Muricy Ramalho, não sabe treinar a equipe para sair de retrancas e marcações fortes. Na verdade, ele prepara a equipe para jogar de um jeito e não muda depois! Mesmo que esteja em situação adversa na partida. Se para mudar jogador ele já demora, imagine a tática do time.......

Esta história de Neymardependência é balela. Não é que a equipe dependa dele apenas, é que o treinador não sabe posicionar seus jogadores de forma a reverter alguma dificuldade no jogo.
Para comprovar isso, basta ouvir a entrevista dele com o repórter da FoxSports no intervalo do jogo contra o Velez Sarsfield. Quando perguntado o que tinha pedido aos jogadores no intervalo, ele respondeu:
"Pedi para ALGUÉM encostar no Alan Kardec porque ele está muito sozinho na área".

Poxa, alguém?

Não é ele o comandante do time? Não é ele que treina a equipe, adota a tática e posiciona os jogadores? Por que ele não disse expressamente assim: "Neymar, quero que você encoste mais no Alan Kardec", por exemplo, ou, "Ganso, adiante-se mais e fique próximo do Alan Kardec para dar opção de tabelinha", ou qualquer coisa parecida.

Isso parece mais transferência de responsabilidade e não se parece em nada com seu discurso de que aqui é trabalho!
De toda forma, sempre que o santos enfrentou equipes que marcassem forte e que também saíam para o jogo, teve enormes dificuldades. Não é o caso de se falar que Neymar amarelou ou que o Ganso sumiu. É o caso de ver como eles foram posicionados em campo, como se deslocavam e o que pretendiam fazer com a bola quando a tinha em seus domínios.
Fácil. 
A sorte do time santista é que o Neymar vem desequilibrando os jogos, o Alan Kardec tem "achado" uns gols e sempre tem um outro jogador "alternativo" que tem aparecido nos momentos decisivos. No jogo em questão, contra o Velez, o Léo fez uma partidaça e pilhou a equipe no momento mais crucial do jogo.

Então, no confronto das falhas, ainda sou mais o Santos. 
Acho que a deficiência corintiana é mais grave e ainda vai aparecer de maneira mais evidente neste confronto e vocês verão que não basta ter uma defesa sólida para ser campeão e que, para isso, é preciso saber atacar com competência, coisa que o Corinthians ainda não fez na temporada.

No quesito ataque, sem dúvida nenhuma o Santos é infinitamente superior e na defesa, não deixa muito a desejar.

Mas repito o que já escrevi, se os 2 clubes pensam em título da Libertadores, é melhor pensarem em como resolver estes problemas. 
O do Santos é bem mais fácil de solucionar já que basta treinar e preparar a equipe ou será que o Elton (centroavante 4º reserva do Corinthians) vai fazer o que não fez na vida, que é marcar um monte de gols?
Difícil, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário