sábado, 5 de maio de 2012

Santos já é o 4º time mais valioso do Brasil

Tenho que tirar o chapéu para o presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira (Laor), e para a diretoria atual do clube.

Digo isso porque eu mesmo falei aqui que venderia o Neymar ao Chelsea desde que pelo valor da multa rescisória.
Laor, contrariando a tudo e a todos, bancou o craque, assumiu o risco, fez um plano de carreira competente e valorizou não só o jogador como também o clube.

Isto tudo se reflete nos números. O crescimento de faturamento é impressionante, o número de patrocinadores fixos e pontuais também.
A mídia busca sempre passar jogos do clube ou, no mínimo, passar notícias e imagens de treinos, gols, dribles, etc.

O Santos soube como se sair bem até mesmo quando foi derrotado no Mundial de Clubes.

Claro que hoje percebe-se que há gestão financeira, administrativa e de marketing já que vemos crescimento de exposição de camisas, produtos licenciados (chaveiros, mascotes, bonecos, chinelos, tênis, etc) e aumento de vendas. Tudo isso não só rentabiliza o clube, mas também massifica a marca.

Alguém pode vir aqui falar que isso tudo é normal e que é fácil de fazer. Pois é, até pode ser, mas por que ninguém havia feito antes no clube?
E tem mais, elaborar o projeto/planejamento para se fazer tudo é simples, por em prática e com competência é que mostra o diferencial desta diretoria.

Vale lembrar que quando assumiu, Laor pegou o clube muito endividado e a equipe foi montada na base da troca. Nem patrocínio tinha e pior, quem iria querer investir em uma equipe que havia ido muito mal no brasileirão anterior (quase foi rebaixado) e que tinha jovens com talento questionado (Luxemburgo não havia dito que o Neymar era filé de borboleta?) no grupo?

O Jamelli (gerente de futebol da época) ligou para vários amigos e parceiros e acertou algumas boas negociações com troca-troca de jogadores. Deu certo.

Acho que a torcida tem muito o que agradecer ao trabalho administrativo que está sendo feito no clube. Hoje, mesmo com Neymar em alta e dominando a mídia, há vários jogadores que antes estavam desacreditados e que estão valorizados no elenco e que poderão render lucros no futuro. Como exemplo temos Arouca, Adriano, Rafael, Alan Kardec e por aí vai.

Agora que está em 4º, quero ver o que a diretoria vai propor para crescer mais ainda e tentar atingir a liderança. Claro que dependerá demais de títulos e do jeito que a coisa anda, não acho que seja tarefa difícil de se conseguir.

Parabéns à diretoria do Santos e Parabéns ao Laor pelo trabalho competente e, que até o momento, tem uma atuação inquestionável à frente do clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário