domingo, 13 de maio de 2012

Santos recupera Hegemonia e é TRI TRICAMPEÃO Paulista!!

Começo este post pedindo desculpas por um erro que cometi há um tempo atrás. Eu havia dito que o Santos seria Bi Tricampeão e fui extremamente equivocado já que acabei me esquecendo do 1º Tricampeonato que foi em 1960-61-62 (logo nesta época??!!!).

O que deixa a conquista de hoje do Santos ainda mais especial é que NINGUÉM havia conseguido ser Tricampeão Paulista após o Santos ter conseguido o seu 2º tri, ou seja, desde 1967-68-69 nenhum outro clube paulista havia conseguido ser tricampeão estadual.

Para aqueles que desmerecem títulos estaduais, é uma boa oportunidade de rever seus conceitos. Se fosse fácil ganhar o título estadual como dizem, por que ninguém conseguiu 3 conquistas seguidas antes? Antes a desculpa era que o Santos tinha Pelé, e agora, qual é?

Falando do jogo, o Guarani fez uma ótima apresentação, especialmente, no 1º tempo. Novamente achei a equipe bugrina melhor em campo que a santista na 1ª etapa e novamente o Guarani não conseguiu abrir vantagem no placar.
Aí não tem como criticar. Faltou ao Guarani mais poder de finalização.
Como é duro ter elenco limitado, não? O Vadão tirou leite de pedra neste paulistão e este vicecampeonato tem que ser muito comemorado por todos em Campinas!

Se vocês olharem os 2 gols do time campineiro verão que eles foram dados pela equipe santista já que foram provenientes de 2 erros individuais do Santos (Rafael falhou feio no 1º e Elano e Durval no 2º).
E pior, quando teve a chance de virar o placar, errou e o Rafael fez uma ótima defesa mesmo o Guarani tendo 4 jogadores na área santista contra apenas 1 defensor. É mole?

O 1º tempo santista, na verdade, parecia uma volta no tempo da equipe de 2010 já que todo mundo queria dar show, dar toquinho de lado, dar toque de calcanhar, todo mundo queria atacar e ninguém queria defender.
Havia um buraco no meio de campo já que Ibson, Elano e Ganso não ajudavam na marcação e deixavam o Arouca sozinho com os zagueiros para dar combate.
O gol marcado logo no início parece que subiu na cabeça de todos os jogadores!

Concordo com o Vadão (técnico do Guarani) que não foi pênalti para o Santos. Não achei que o jogador do Guarani teve a intenção de colocar a mão na bola.

Já para o 2º tempo, o Santos voltou bem postado, teve mais tranquilidade, mais posse de bola, mais toques certos, administrou melhor o jogo e o tempo. Enfim, a equipe se postou como uma verdadeira campeã.

Ibson voltou cobrindo mais o lado esquerdo, Elano o direito e Ganso mais centralizado coordenando o ataque e ajudando na marcação. 
O 2º tempo foi quase perfeito e o Santos fez por merecer o resultado.

Não dá para não enaltecer as conquistas que este time tem conseguido nos últimos anos. Se formos analisar friamente, são 4 finais seguidas de Paulistão com 3 títulos, foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.
Hoje, é o grande favorito para o Brasileirão 2012 e para o Bi da Libertadores. Claro que pode perder os 2, futebol tem disso e nem sempre o melhor se torna campeão, mas que é o melhor time do futebol brasileiro dos últimos tempos, isso não há a menor dúvida.

Neymar é um show à parte e faz a diferença nas partidas, Ganso vez ou outra dá sua graça com passes e jogadas brilhantes, Arouca corre, marca e ajuda no ataque, Edu Dracena cresceu muito de produção e não tem cometido nenhum erro e o goleiro Rafael tem passado muita tranquilidade e segurança à equipe. Então, se vocês forem analisar com calma, verão que a espinha dorsal da equipe é muito forte e muito experiente (apesar da pouca idade da maioria).
E ainda tem um Elano que bate bem demais na bola......

Não posso esquecer de mencionar que o Durval conquistou seu décimo título estadual seguido! Quem no país (e na história) tem uma sequência de conquistas destas?
É para enaltecer ou não?

Parabéns ao Santos pelo Tricampeonato! 
Uma sequência que não foi obtida por nenhuma outra equipe nos tempos modernos do futebol paulista.

Hegemonia recuperada!! Detalhe, sem Pelé.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário