sábado, 19 de maio de 2012

Sistemas Defensivos

Assistindo às partidas decisivas de vários campeonatos pelo mundo, analisei alguns sistemas táticos de times que atuaram fora de casa e de maneira mais decisiva.

É impressionante concluir que o sistema adotado pelo Santos, na Argentina, foi o pior de todos.

Não dá para duvidar da capacidade técnica e tática do Muricy Ramalho já que o time vem jogando com ele há mais de 1 ano e até hoje não apresentou um padrão de jogo defensivo sólido e treinado.

O que se viu na última quinta-feira foi até certo ponto assustador. Jogadores sem movimentação, sem toque de bola, sem marcação, defesa muito distante do meio de campo e do ataque, atacantes isolados, chutões, faltas tolas e desnecessárias, enfim, o Santos fez tudo o que um time não poderia fazer se optasse por entrar em campo de forma defensiva.

Notem que não critico a postura da equipe. Não sou maluco de falar que o Santos tinha que ter sido ofensivo, atacado que nem louco, partido para cima do Velez. Achei acertada a escolha da postura mais cautelosa, o que cobro aqui é que o Santos tinha que ter treinado para jogar nesta postura.

Querem um exemplo de equipe que adota bem a postura defensiva? O Corinthians.

O time alvinegro marca pressão, todos os jogadores voltam para compor a defesa e todos saem ao ataque para ajudar no toque de bola, nas ultrapassagens dos laterais, no deslocamento dos atacantes. Todos dão opções de passe quando o time tem a posse de bola.

O Santos mesmo com qualidade técnica melhor (vários jogadores são muito bons e melhores que os corintianos) não conseguiu trocar 3 passes seguidos no campo de ataque, por exemplo.

Querem um exemplo internacional? Chelsea.

Como o Chelsea fez para segurar a pressão e a ofensividade do Barcelona?
Abdicou de 1 atacante (deixou Drogba sozinho no ataque), congestionou o meio com um monte de jogadores, marcou em cima o melhor jogador adversário não deixando ele pegar na bola sozinho, treinou jogadas de bola parada e treinou sair nos contra-ataques quando roubava a bola. Vejam que a bola ficava muito mais tempo com o Barcelona (teve momentos do jogo que o Barcelona tinha 82% de posse de bola), mas o Chelsea treinou a saída com o Drogba abrindo pelos lados do campo.

Reparem que o time foi altamente defensivo e mesmo assim ofereceu perigo com jogadas em velocidade do pesado e velho Drogba! E sabem por que isso aconteceu? Porque todos os jogadores SABIAM o que fazer com a bola quando a roubassem do adversário. Todos sabiam para quem tinham que passar, para onde correr e o que tinhamq ue fazer em campo.

O Santos apresentou isso em campo?

Não se viu um time perdido taticamente? Não se viu os jogadores isolados no meio de campo e no ataque?

Ué, cadê o lema "aqui é trabalho"?

O Muricy não treina mais o time, é isso? Ou ele simplesmente escala os jogadores e deixa rolar?

Para ser campeão de um Libertadores, não basta jogar muito bem em casa. Tem que saber jogar fora com inteligência e na última partida, o Santos foi burro......

Não dá para aceitar mais a desculpa de cansaço físico. Poxa, o time teve o semestre inteiro para revezar os jogadores em campo e descansar quem fosse necessário, agora, se o treinador não sabe usar o elenco, a culpa não pode ser do calendário, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário