quinta-feira, 17 de maio de 2012

Fluminense e Santos perdem na Argentina

A noite não foi boa para os brasileiros na Argentina e tanto Santos quanto Fluminense perderam seus jogos por 1 x 0 para Velez Sarsfield e Boca Juniors, respectivamente.

A diferença de derrotas está na postura das equipes brasileiras em suas partidas.

Enquanto o Fluminense jogou uma parte do 1º tempo e todo o 2º tempo com 1 jogador a menos em campo, o Santos foi passivo, lento, extremamente defensivo e sem nenhuma criatividade durante todo o jogo.

O Fluminense, mesmo com 10, criou algumas chances, foi muito pressionado e soube se defender e sair para o jogo.

O Santos adotou uma postura para lá de defensiva e, quando se adota esta postura é importante que seu meio de campo dê velocidade e criatividade nas jogadas. 
Ganso não acertou 1 passe sequer. Parecia que ele estava achando que o Santos estava com seu 3º uniforme (azul) porque seus passes foram todos para os jogadores do Velez.

Na minha opinião, o erro maior do Santos é do Muricy Ramalho que além de posicionar mal o time não soube mexer.
Vamos analisar com mais calma. Se seu time está acuado, sofrendo pressão e não consegue fazer a bola chegar ao ataque de que adianta trocar o Alan Kardec pelo Borges? Trocar um centroavante por outro é a solução?
A mexida correta era a troca de articuladores, ou seja, a saída do péssimo Ganso pelo Felipe Anderson ou até pelo Anderson Carvalho (que reforçaria a marcação).

Notem que o Fluminense correu em campo, se desdobrou, todo mundo corria para ajudar na marcação. O Santos não! Ganso trotou em campo e Juan foi muito mal na marcação. Como a bola não chegava no ataque, o Santos jogou sem um no meio de campo (Ganso) e sem o Alan Kardec. Ou seja, o Santos jogou com 2 a menos o jogo todo e mesmo assim andou.....

Quando eu falo que nossos treinadores são bem mais fracos que a maioria da América do Sul, em especial, da Argentina sou criticado.
Vejam o que o Gareca (treinador do Velez) fez com o Muricy. E olhem que o Velez teve 4 desfalques importantes e não tinha muitas peças de reposição de qualidade, jogou com um volante improvisado na zaga e mesmo assim anulou o ataque santista.

Sabem o que é isso? Treinamento, conhecimento dos fundamentos do jogo, conhecimento de posicionamento dos jogadores.
Enquanto no Brasil se valoriza o oba-oba, na Argentina se valoriza o trabalho.
Diferença básica de princípios e que mostra a diferença no número de conquistas internacionais.

Mesmo com todo esse cenário, ainda aposto em uma virada do Santos. Acho que tem mais time e mais elenco. Agora, precisará ter a cabeça no lugar para conseguir fazer 2 gols sem tomar nenhum.

Já o Fluminense eu tenho minhas dúvidas. Mesmo tendo feito um bom jogo na Argentina, acho que a equipe está no limite. Não sei, esse time carioca nunca me inspirou na competição e olhe que o tricolor foi o 1º colocado no geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário