sexta-feira, 27 de maio de 2011

Peñarol x Vélez Sarsfield

Ontem assisti a uma ótima partida pela semifinal da Libertadores.

Peñarol x Vélez fizeram um jogo bem disputado e que me fez refletir um pouco sobre o atual momento do futebol brasileiro.

Se analisarmos jogador a jogador veremos que os 2 times são limitados, mas eles têm algumas enormes vantagens em relação aos clubes brasileiros. Sabem quais são?

As 2 equipes têm melhores treinadores que os brasileiros e seus jogadores são mais disciplinados e mais aplicados taticamente.
Ou seja, TODOS os jogadores participam do jogo, TODOS marcam, TODOS correm o campo todo, TODOS disputam a bola....... Assim, os times, mesmo limitados, tornam-se difíceis de serem batidos já que jogam no conjunto!

Os treinadores brasileiros são muito fracos. É só assistir e acompanhar mais de perto as partidas que veremos que nossos times não têm um sistema defensivo nem um padrão de jogo definidos. Ou seja, parece que os treinadores acham que o certo é trabalhar só a motivação, gritar nos vestiários, dar esporros, etc. quando na verdade, o importante é trabalhar o esquema de jogo, o posicionamento em campo, saber o que fazer com a bola nos pés, saber para onde se deve correr, onde se deve lançar a bola, quais os pontos fracos do adversário, como explorar estes pontos fracos.

Com raríssimas exceções, não vemos isto aqui no Brasil e é por estas e outras que estamos acumulando fracassos atrás de fracassos, seja em Copa do Mundo seja em Libertadores.
Nosso futebol vai se definhando e ainda ouvimos e achamos bonito as vinhetas da Globo dizendo que "somos o país do futebol" ou "temos o melhor futebol do mundo"...........

Continuem pensando isto e não sujem a bota na lama não para ver o que vamos ganhar nos próximos anos.

Aguardem para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário