sábado, 28 de maio de 2011

Barcelona passeia em Londres e é Campeão da Champions League

Foi uma aula de futebol. Que jogo fez o Barcelona.
Com exceção dos 5 primeiros minutos de jogo e dos 5 minutos depois do gol de empate do Manchester United, o jogo todo foi dominado pelo Barcelona.

A marcação pressão, a posse de bola, as jogadas em velocidade, os dribles curtos, os recursos técnicos dos seus jogadores são um espetáculo à parte.

Não tem nenhuma SELEÇÃO no mundo capaz de bater este time. O segredo do time espanhol é que todo mundo sabe jogar e todo mundo marca. Ou seja, ataca com os 10 jogadores e defende também com os 10. Assim, fica um time coeso e organizado em campo e, se vocês repararem, sempre tem mais jogadores do Barcelona perto da bola que dos times adversários. Parece até que o time entra em campo com 14 ou 15 jogadores.

O Alex Ferguson (técnico do Manchester United) errou feio na escalação e na disposição dos jogadores em campo. Ele formou o meio de campo com Carrick, Valencia, Park e Giggs e se esqueceu de marcar a melhor e mais mortal arma do time espanhol que é a subida do Daniel Alves pela lateral. O certo era entrar com o Nani no meio no lugar do Valencia e abrir o Giggs para jogar nas costas do Daniel Alves, assim, se ele subisse muito ao ataque, deixaria um buraco na defesa.
Chicharito fez uma péssima partida também o que fez Rooney jogar praticamente sozinho no ataque. Aí vai outro erro do Ferguson. Ele poderia entrar com o Giggs aberto na esquerda NO ATAQUE e poderia jogar com o Nani e Valencia no meio junto com Park e Carrick. Ou melhor, poderia ter entrado com Fletcher e Carrick de volantes e Park e Nani no meio. Giggs e Rooney. Todas estas alternativas que dei aqui são melhores que a que o Ferguson escolheu.

De toda forma, o Barcelona foi superior. Mostrou ao mundo como se joga futebol moderno e competente. Não diminuo em nada a conquista e a valorizo mais ainda já que na semifinal bateu com méritos o Real Madri.

Parabéns ao Barcelona e continuo torcendo para que apareça algum time capaz de chegar perto desta forma de jogar para que nós, que adoramos futebol, possamos curtir ainda mais este esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário