quarta-feira, 6 de abril de 2011

Muricy é o novo técnico do Santos

Como eu havia sugerido neste blog, Muricy Ramalho se transferiu para o Santos.E olha que minha sugestão foi feita quando ele ainda estava no Fluminense!

Acho que será uma boa para as 2 partes. O Muricy poderá ter nas mãos um time com características bem ofensivas e o Santos poderá aprender a marcar.

É possível ser ofensivo com uma marcação bem forte. São estilos que se complementam. Querem um exemplo?

O Barcelona é hoje disparadamente o time mais ofensivo do mundo. E como eles jogam?
Marcando pressão o campo inteiro desde a saída de bola do adversário. Todos atacam, todos defendem e todos sabem jogar e passar a bola. Um sistema de jogo muito similar ao do basquete.

Prestem atenção na marcação. Como ela é feita? O Messi dá combate até roubar a bola, o Pedro também. Ou seja, os atacantes começam a combater e quando o time rouba a bola, constrói jogadas maravilhosas porque o time todo sabe o que fazer com a bola. Ninguém é grosso e todos têm habilidade.
É isso que o Muricy poderá fazer no Santos. O time tem vários jogadores que sabem jogar, mas que não sabem marcar e não ajudam em nada na defesa. O problema do time, desde o ano passado, era este. Se conseguir arrumar isto, o time voa.

O fato do time ser mais marcador não quer dizer que é mais defensivo. Muito pelo contrário, o time pode ser mais ofensivo marcando mais já que impedirá progressos do time adversário e terá mais vezes a bola nos pés. Como o time é habilidoso e com características ofensivas, pode muito bem atacar por mais vezes o adversário. O que faz um time ser mais defensivo ou mais ofensivo são as características dos jogadores. O que cada um faz quando tem a bola nos pés? Para quem ele passa? Para onde se desloca?

Agora, Muricy terá que ter muito tato para lidar com a situação. Se Neymar e Ganso forem espertos, aprenderão e crescerão muito com este aprendizado. Se aprenderem a marcar, estarão com as portas escancaradas na Europa já que lá os times exigem que os jogadores marquem com mais força que aqui.

Na minha opinião, foi uma ótima contratação para o Santos e uma ótima oportunidade para o Muricy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário