domingo, 28 de outubro de 2012

Recursos Eletrônicos no Futebol

Após a polêmica de ontem, no jogo Inter/RS x Palmeiras, quero expor minha opinião favorável ao recurso eletrônico e televisivo no futebol.

Acho muito amadorismo e muita irresponsabilidade tratarmos como normais os erros grotescos nas partidas.

Hoje, o futebol é um dos esportes que mais movimentam dinheiro em todo o mundo, portanto, se você fosse um investidor e injetasse milhões em mídia, em um clube, em jogadores, gostaria de ter seu dinheiro perdido ou desvalorizado por um lance que poderia ser corrigido com o auxílio da eletrônica ou da TV?

Por que a FIFA não quer mudar os rumos do negócio como fez, por exemplo, a NBA e a NFL (outros esportes que movimentam bilhões de dólares todo ano)?
Vale lembrar que nestes esportes há vários juízes em campo/quadra e, além deles, há a possibilidade de reverem os lances polêmicos e duvidosos na TV.
Quem acompanha os esportes citados sabe bem do que estou falando.

Não há mais margem para vitórias suspeitas ou com "apitoamigo". Isso tem que parar.

O futebol está ficando chato e desinteressante por vários motivos, mas, em especial, por perdas de títulos e eliminações causados por erros grosseiros que poderiam ter sido evitados.

Eu concordo com a atitude do árbitro do jogo de ontem. Ele validou o gol, mas foi avisado por um dos seus auxiliares que o gol fora irregular. Assim sendo, voltou atrás e anulou o gol marcado.

Qual o problema disso? A TV é clara ao mostrar que 2 palmeirenses sobem para o cabeceio com os braços erguidos. No momento do gol, eu tive dúvidas da sua regularidade e, no replay, tirei totalmente. 
Desta forma, não ficou mais claro e mais transparente o resultado da partida?

Com a vitória, o Inter/RS voltou a sonhar com a vaga para a Libertadores. Se houvesse empatado, estaria fora da disputa com certeza. 
Viram como um erro pode colocar tudo a perder? Quanto dinheiro o clube perderia justamente por causa de um erro de arbitragem?

É hora de mudanças nas regras do futebol. É muito dinheiro nas mãos de muitos amadores. Já passou da hora de se profissionalizar tudo.
Ou vão esperar perder público e audiência para os outros esportes?

Um comentário:

  1. Concordo com voce com a ressalva de que o lance tem de ser analisado na velocidade do jogo, por que senão corremos o risco de ter lances analisados a uma velocidade em que muda-se o comportamento e a impreção correta sobre a jogada.

    Aproveito para parabeniza-lo pelo blog. Você expões de maneira clara e objetiva o seu ponto de vista, deixando entendido que se trata de uma opinião sua e não um meio termo, puxador de sardinha para este ou aquele.

    ResponderExcluir