segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Avacalhação em um campeonato avacalhado

Se o Palmeiras conseguir anular a partida contra o Internacional, vai ser o golpe final dado em um campeonato mal organizado, mal preparado e mal elaborado. Será a avacalhação final.

Quero deixar claro que não tenho absolutamente nada contra o Palmeiras e até acho suas reclamações pertinentes.
Primeiramente, o que acho difícil é provar que houve interferência externa no lance. Basta o juiz colocar na súmula que foi o 4º árbitro que lhe falou que o gol fora ilegal e pronto, acabou toda a tese do Palmeiras para o caso.

No bate-bola 1, ao meio dia, exibido na ESPN Brasil, o comentarista esportivo Paulo Vinícius Coelho (PVC) lembrou bem de um lance que também teve interferência externa com o juiz anulando o gol que havia sido marcado e, nem por isso, a partida foi anulada e o jogo remarcado.
A partida em questão foi no Brasileiro de 1998 entre Santos x Sport e o Santos teve o gol do meia Eduardo Marques primeiramente validado e, depois de muita reclamação dos jogadores pernambucanos E DO AUXÍLIO de um repórter de campo, o gol foi invalidado por a bola ter entrado por fora.

Não acho legal a interferência das TV´s e dos repórteres de campo na partida. Cada macaco no seu galho. Acho que repórter e jornalista têm que TRABALHAR no jogo e não interferir no resultado. Se foi pênalti ou não, se foi gol ou não, não é mérito seu avaliar, mas, sou totalmente a favor da implantação da tecnologia nos jogos.
Que se use chip na bola e/ou que se tenha imagens televisivas do jogo na mesa do 4º árbitro. Sei lá, qualquer coisa que evite tantos erros e tantas discussões sobre a lisura do resultado das partidas.

Como o esporte movimenta bilhões, é uma sacanagem enorme para o investidor ter perdas por causa de erros humanos ou até, porque não, de más intenções dos árbitros e auxiliares.

Repito o que disse acima, se a CBF anular esta partida e remarcá-la, para mim, vai ser a maior esculhambação deste campeonato.
Já não basta termos tido jogos durante as Olimpíadas? Não basta termos tido jogos durante as partidas da seleção brasileira?
Já não basta termos tantos times prejudicados por erros de arbitragem em TODAS as rodadas?

Por que só o Palmeiras seria beneficiado com a remarcação do seu jogo?
Vão fazer igual ao Corinthians em 2005? A mancha daquele campeonato (se é que posso dizer que alguém saiu vencedor daquela zona) ainda está presente?

O certo mesmo era suspender TODOS os juízes que trabalharam no jogo e colocá-los para treinamentos de reciclagem. Não dá para aceitar erros tão grosseiros toda rodada.

Ou a CBF age e resolve o problema por bem (com treinamentos, palestras e reciclagens) ou é melhor parar o campeonato por falta de competência na organização do torneio.

Do jeito que está é que não pode ficar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário