quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Chelsea x Manchester United, de novo, um jogaço!

Mais um clássico inglês, este porém, pela Copa da Liga Inglesa, e o Chelsea devolveu a derrota sofrida no Campeonato Inglês.

Que jogo! Que partidaça! 

Os 2 times foram a campo com suas formações mistas. Apenas alguns titulares e vários reservas. Isso, na verdade, chama-se gestão de grupo e não se via nenhum dos treinadores reclamando do calendário, do desgaste dos jogadores, de ter que jogar quarta e domingo seguidamente.
Já falei aqui por várias vezes que isso é desculpa de incompetente e desculpa de quem não tem planejamento do calendário da equipe.

A partida foi muito movimentada com os ataques constantemente levando vantagem sobre as defesas. Tanto é verdade, que o Chelsea chutou cerca de 20 vezes a gol e o Manchester 16. Os números mostram como a partida foi ofensiva e gostosa de se ver.

O placar? 3 x 3 no tempo normal e 2 x 1 para o Chelsea na prorrogação, placar agregado de 5 x 4 para os blues classificação assegurada para as quartas de final da competição.

Para os fãs mais saudosistas e que adoraram ver o Santos de 2010 fazendo e levando muitos gols todo jogo, os times ingleses estão dando um show nesta temporada. 
Há 2 dias, o Arsenal aplicou um 7 x 5 também pela Copa da Liga Inglesas após estar perdendo por 4 x 0. Hoje, acontece um 5 x 4. Depois, ainda tem gente que fala que o futebol inglês é truculento, ruim e físico. 

Nesta partida em especial, apenas contesto a marcação do pênalti que deu o gol de empate ao Chelsea no final do jogo. Na realidade, o pênalti foi marcado aos 44 minutos do 2º tempo e, para mim, foi mais um encontrão que uma falta. É lance de interpretação, tudo bem, mas e se fosse ao contrário, será que o árbitro teria peito de marcar a penalidade para o Manchester United?

Para minimizar a crítica, o árbitro marcou um pênalti idêntico a favor do Manchester no final do 2º tempo da prorrogação, mas convenhamos, a partida já estava definida e não havia tempo hábil para os red devils marcarem mais um gol além do de pênalti. Aí é fácil dizer que teve o mesmo critério.

Mas resultado por resultado, confesso que seria injusto ter um vencedor no confronto. O justo mesmo seria a decisão por pênaltis devido ao ótimo futebol apresentado pelas 2 equipes. Foi uma tremenda falta de sorte estas equipes se encontrarem nesta fase do torneio.

É importante mencionar a excelente partida do belga Hazard. Que habilidade e que visão de jogo tem esse jovem jogador, hein? 2 gols saíram de jogadas suas, fez 1 de pênalti, isso sem contar as enfiadas de bola e a ajuda na defesa.

Sabem por que cada vez mais acompanho de perto os campeonatos europeus? 
Porque lá, eles valorizam todas as competições. Não há chororô, ninguém minimiza esse ou aquele campeonato, ninguém prioriza só o campeonato nacional, por exemplo, todo mundo joga para ser campeão em todos. Esse é o pensamento que time grande tem, quer ganhar tudo que disputa e pronto.

Ah, mas hoje mesmo os 2 times entraram com times mistos, isso não é desvalorizar o torneio?
Não! Isso é gestão de elenco. Trabalha-se cada jogo com o que se tem fisicamente de melhor no grupo. 

O que acontece, na verdade, é que lá, os treinadores implantam uma filosofia de jogo tanto quando seus times atuam dentro quanto quando atuam fora de casa. Desta forma, você pode misturar os jogadores que não se perde o conjunto e o entrosamento já que cada jogador sabe exatamente o que tem que fazer em campo. Cada jogador sabe a metodologia de trabalho do treinador e o que ele quer que o jogador faça em seu setor do campo.
Então, técnico que usa a desculpa de desgaste do elenco e de entrosamento é um tremendo incompetente que não sabe formar grupo nem conjunto. Não sabe o que quer do time e nem explicar o que se deve fazer em campo. 
É fácil pedir contratação de Robinho, Diego, Alex, Riquelme etc, certo? Quem não quer pegar jogador pronto e experiente que é só explicar pouca coisa e eles se viram em campo? Fácil, não?

Até quando vamos continuar endeusando essas enganações daqui? 
Não é melhor cobrar reciclagem de todos para que nosso futebol volte a ter um alto nível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário