terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os problemas do Santos

Por que o Santos não consegue vencer seus jogos sem o Neymar?

Por que a equipe, tão rapidamente, passou de símbolo do futebol arte para símbolo do futebol covarde?

Alguns dizem que é por conta do elenco fraco. Eu discordo.

O elenco é bom. Não é top de linha, mas é muito melhor que o de muito time que está na ponta da tabela.

Se o clube não atrasa salário, tem um elenco numeroso e conta com jovens promessas que têm potencial para crescer e evoluir, por que o time não engrena sem sua principal estrela?

Simples, porque o treinador é muito limitado. Ao contrário do Palmeiras, o problema santista é de treinador.

O Muricy não sabe trabalhar elenco, não consegue dar padrão tático ao time e nem um condicionamento físico adequado para jogar em alto nível durante os 90 minutos. Isso sem contar que não sabe mexer na formação do time e nem fazer substituições no tempo certo durante os jogos.

Para piorar a sua situação, o treinador também não sabe pedir reforços. Como ele pede a contratação de um jogador caro como o Juan que nem consegue ser titular absoluto da lateral esquerda?
Por que ele vive criando confusão com os jogadores da base? Foi assim com o Felipe Anderson no início e é agora com o Victor Andrade. Por que desvalorizar o patrimônio do clube?
Como pode um treinador se achar vitorioso sem saber trabalhar o grupo e desenvolver os jogadores?
É fácil cobrar, é fácil ir à público e detonar o jogador, agora quero ver mostrar como se faz certo. Como se corrige os defeitos?
Apontar defeitos qualquer um aponta, treinador bom CORRIGE os defeitos para a melhor evolução do grupo. Isso o Muricy sabe fazer?


Historicamente, ele costuma armar seus times em função de um jogador apenas. Podem reparar, foi assim no Fluminense, foi assim no São Paulo e foi assim no Inter.

No Santos, o treinador definiu o esquema em função do Neymar, claro, mas se esqueceu do fato de o Neymar viver também com a seleção brasileira. Diferentemente do Conca, por exemplo, que nunca era chamado para a seleção argentina em 2010 (ano que foi campeão brasileiro com o Fluminense).

O Santos possui alguns jovens da base que são ótimos jogadores e que merecem ser mais testados e observados. Jubal e Gustavo Henrique, são 2 exemplos de zagueiros que o treinador possui no grupo que têm habilidade e mobilidade, mas que o treinador insiste em manter os pesados e lentos Durval e Bruno Rodrigo como titulares.
Por que não mesclar as formações? Assim, daria-se maior ritmo de jogo e entrosamento a todos e evitaria-se as desculpas esfarrapadas que o time não jogou junto ou algo do tipo.

O Santos pode e deve render mais, mas para isso, tem que trocar de treinador com urgência, caso contrário, vai passar apuros em 2013.

Vale lembrar que a equipe ainda não está livre do rebaixamento. Acho difícil cair até porque o Sport não deve alcançar a pontuação santista tão cedo e o clube da baixada tem ainda alguns jogos em casa em confronto direto para fazer, contra o Palmeiras, por exemplo.

É preciso mais atitude da diretoria e a hora é agora. Não dá para esperar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário