terça-feira, 23 de outubro de 2012

Foi no sufoco. Barcelona e Manchester United viram no final

Que sufoco! Ninguém imaginava que Celtic e Braga aprontariam para cima de Barcelona e Manchester United, respectivamente.

O Braga começou o jogo a mil por hora. Foi para cima dos red devils, pressionou e chegou fácil aos 2 x 0 com menos de 20 minutos de partida. Parecia até que os 2 times estavam jogando em Portugal.
A meu ver, o time português pecou em querer administrar o jogo desde cedo. Não precisava, já que chegava com facilidade ao ataque e seus homens de frente, na maioria das vezes, levava vantagem sobre os ingleses.
O 2º tempo foi todo do United. O Braga se limitou a ficar na defesa e a tentar impedir os ataques do time da casa. Pagou caro por isso e viu a virada a poucos minutos do fim.

Já o Celtic abriu o marcador e congestionou a sua linha defensiva. Armou um ferrolho que não passava nada.
O Barcelona, nas mãos do Tito Vilanueva, está sofrendo para se ajustar. A defesa falha demais, não há uma boa cobertura dos laterais e Mascherano é responsável pela maioria dos gols sofridos pelo time. Ele está destoando, defensivamente falando, dos demais jogadores da equipe.
Mesmo assim, o barça conseguiu o gol salvador no último lance do jogo em um cruzamento do brasileiro Adriano que Jordi Alba completou.

De toda forma, acho que é a hora de refletirmos mais sobre os treinadores daqui do país. 

Sei que falo nisso a todo momento, mas olhem o elenco do Braga e do Celtic e, comparem-no com o elenco do Barcelona e do Manchester United.
Não é uma diferença gigantesca?
E como eles se portaram na partida de hoje frente aos "gigantes"? Não foram bem?

Não os enfrentaram de igual para igual?
Então, por que os times brasileiros não conseguem exercer sua supremacia com facilidade na América do Sul?
Por que nossos times jogam como time de veterano e não conseguem acompanhar a evolução tática mundial?

Não adianta vir gente aqui falando do excelente jogo Atlético/MG x Fluminense, pois essa partida foi uma boa em 300 disputadas.
No geral, não temos inovações nem sistemas táticos consistentes.


Agora, para colocar lenha na fogueira, vocês viram algum treinador dessas equipes reclamando de elenco ou falando que o grupo que eles têm em mãos é mais fraco que o dos outros e por isso não fazem melhores campanhas?
Isso não é desculpa de INCOMPETENTE? Não é o discurso frequentemente usado pelo supercampeão Muricy Ramalho?

Técnico bom procura soluções, técnico incompetente, arruma desculpas e joga a culpa pelos fracassos nos outros.

Quando menciono que seria legal trazer treinadores de fora para evoluirmos, ainda tem gente que me critica. Isso se chama "benchmarking", isto é, aprender e por em prática as melhores ideias e soluções do mercado externo.

Como sugestão, seria interessante ver por aqui Marcelo Bielsa, Jorge Sampaoli e, porque não, um desses treinadores do Braga (José Peseiro) e do Celtic (Neil Lennon) .
Poxa, como eles conseguem montar defesas fortes e manter os ataques criando perigo, de vez em quando, nos contra-ataques?

Continuo afirmando que é a hora de pararmos com a soberba e de acharmos que somos os bons, o celeiro de craques, a unanimidade mundial.
Por que não sermos humildes e tentarmos reaprender o esporte para voltarmos ao topo?

Do jeito que está não dá para ficar, ainda mais pagando o que os clubes pagam para esses treinadores que se acham deuses e senhores da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário