domingo, 7 de outubro de 2012

Faltam 10 rodadas para acabar a tortura!

Graças a Deus está chegando ao fim o ridículo e péssimo Campeonato Brasileiro de Futebol.

O deste ano é disparado o pior dos últimos tempos. Pior em termos de qualidade técnica, de qualidade individual dos jogadores, de inovações táticas, de emoção e claro, de transmissões televisivas.

Com relação às transmissões, o que aconteceu ontem pode esclarecer o que estou querendo dizer sobre o assunto já que tínhamos um São Paulo x Palmeiras, um Santos x Inter/RS, um Fluminense x Botafogo, um Grêmio x Cruzeiro, certo?
E o jogo da TV aberta foi o "excelente" Atlético/GO x Vasco. Por que a Globo apronta essas imbecilidades com o povo?
Quer dizer que não pode transmitir os clássicos regionais para todo o Brasil por que vai ter menos no público no estádio? É isso?
Então tá, o torcedor do São Paulo, por exemplo, que mora em Manaus vai pegar um avião para ir ver o jogo em São Paulo só porque a Globo não deixa ninguém transmitir em TV aberta?

Vai entender o que passa na cabeça desses dirigentes de confederações e de televisão.

Só para fazer uma comparação, hoje, teremos o superclássico Barcelona x Real Madri. O jogo só vai ser televisionado pela TV fechada, claro, mesmo a Globo tendo os direitos de transmissão para a TV aberta. Em vez de passar o jogo com as grandes estrelas do futebol mundial, em vez de abrir a cabeça dos nossos treinadores e torcedores com esquemas táticos diferentes e modernos, ela prefere passar Domingão do Faustão que é "altamente" cultural com quadros como a Dança dos Famosos, Se vira nos 30, entre outros.

Já com relação ao nível técnico, o campeonato parece de várzea, tanto é verdade que a arbitragem tem sido o centro das atenções.
Também, não dava para esperar algo muito diferente do que estamos vendo já que a nossa querida seleção brasileira desfalca as poucas estrelas que temos por aqui, em mais da metade dos jogos do campeonato, para jogar contra Iraque, China, Gabão, entre outros adversários de altíssimo nível.

Eu já disse por diversas vezes que nossos treinadores precisam se reciclar, precisam inovar e estudar mais sobre os conceitos do futebol. O que se pratica aqui é correria, atletismo, corrida com obstáculo, sei lá como chamar isso, mas não é futebol.
Nossos times mais parecem um bando em campo que um time profissional com esquemas táticos e posicionamentos definidos.

É uma pena o que anda acontecendo por aqui. Não vai demorar muito e voltaremos a ser "colônia" dos grandes centros futebolísticos.

Do jeito que a coisa anda desvirtuada e com a "turma" lá de cima só pensando em negociatas, nosso futebol vai ser relegado a repatriar jogadores veteranos, machucados (com contusões crônicas) e em fim de carreira. Será o fim lastimável do nosso futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário