quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Grêmio vence Millonarios, mas.....

O Grêmio venceu, ontem, o Millonarios pela partida de ida das quartas de final da Copa Sulamericana 2012.

O resultado em si foi bom já que o time gaúcho venceu e não sofreu gols em casa (o resultado foi 1 x 0), mas o que pode ter deixado o torcedor gremista preocupado foi o futebol apresentado na partida.

Não que o Grêmio não tenha feito um bom jogo, fez sim, mas é que o time colombiano teve uma atuação firme, com muito toque de bola e força na marcação.

Achei o Millonarios melhor que o Grêmio por boa parte do 2º tempo e perdeu vários gols feitos. Só o Renteria (aquele mesmo, ex-Inter e ex-Santos) perdeu 2 gols cara a cara, imperdíveis.

Gostei da disposição tática do Millonarios. Os jogadores correm muito, se movimentam em campo, ajudam na marcação e saem para o jogo quando o time tem a posse de bola. 
Vários jogadores se deslocam dando opções aos demais jogadores do time. Todos, quando vão para a dividida, vão firme, mas visando a bola. Não vão para fazer faltas, vão com o intuito de pegar a bola para eles. É diferente o conceito do jogo e muito interessante.

Sabem o que é engraçado? É que o Grêmio luta pelo título do Campeonato Brasileiro, tem um dos elencos mais caros do Brasil, é um time de ponta e conhecido mundialmente, mas foi o "pequeno" e "desconhecido" Millonarios que chamou a atenção do jogo com um futebol moderno, dinâmico e de excelente toque de bola.

Será que precisamos mesmo repatriar jogadores em final de carreira como Gilberto Silva, Zé Roberto e cia? Olhem para o elenco do tricolor gaúcho: Elano, Zé Roberto, Kléber, Marcelo Moreno, Gilberto Silva, Fernando, Léo Gago, Marquinhos e por aí vai. Quanto é a folha salarial do clube?

Quando eu digo que para o futebol atual é mais importante ter um esquema de jogo moderno e dinâmico e não tanto ter tantas estrelas no grupo, ainda sou criticado.

Jogador sozinho não ganha campeonato, ganha jogo, é verdade, mas não campeonato. 
Já falei por diversas vezes e repito: temos que reavaliar o conceito que temos do futebol no país. Não dá para ficar do jeito que está.

De toda forma, o Grêmio venceu seu jogo. Vai para a altitude colombiana com uma boa vantagem já que se fizer 1 gol lá, o time colombiano terá que fazer 3 para eliminar os gremistas. A vantagem é pequena, mas considerável.
A partida de volta promete, porque em casa, o Millonarios pressiona muito e joga um futebol bastante ofensivo. Que o diga o Palmeiras que levou uma surra há não muito tempo atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário